sexta-feira, junho 9, 2023
spot_img
InícioDestaqueZenaldo cobra de Helder a postura de governador diante das enchentes em...

Zenaldo cobra de Helder a postura de governador diante das enchentes em Belém

Convidado pela prefeitura, o governo do Estado atrasou o envio de representantes para integrar a equipe técnica que está voltada a sanar os problemas causados pela combinação de fortes chuvas, com a maré alta e evitar outros, que castigam Belém pelo terceiro dia consecutivo

Em um vídeo gravado por volta das 09:40 da manhã desta quarta-feira, 11, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho reclamou da iniciativa política do governador Helder Barbalho, que segundo ele, utiliza seu jornal, o Diário do Pará, a TV RBA, rádios e o portal Diário OnLine para atacar a prefeitura, que tomando vem trabalhando para resolver os problemas da cidade.

Segundo Zenaldo, o governo federal já mostrou solidariedade através do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, marcou uma reunião com o prefeito em seu gabinete, em Brasília, após o prefeito ter decretado Estado de Emergência em algumas áreas da capital do Estado que estão prejudicadas pelas inundações e alagamentos.

Diante da gravidade da situação em que a cidade se encontra, na tarde da última segunda-feira, 09, uma reunião convocada em caráter de emergência, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho fez o anúncio da assinatura do decreto de Situação de Emergência em algumas áreas da capital paraense.

Assista:

Entre as iniciativas da prefeitura de Belém, está a criação de um Comitê de Crise, que reúne diversas secretarias municipais, e um convite foi feito ao governo do estado para que indicasse representantes da Defesa Civil do Estado, mas segundo Zenaldo, o governo do Estado mesmo convidado para contribuir com suas equipes da Defesa Civil, não compareceu na primeira reunião do comitê, agendada para as 08h da manhã desta quarta-feira, 11. Só após ter gravado o vídeo abaixo e ele ter sido viralizado nas mídias sociais é que uma equipe da Defesa Civil do Estado chegou para participar da reunião, no início da tarde, quando vários pontos importantes já terem sido debatidos.

Na reunião foram discutidos várias estratégias que já estão sendo realizadas através da ações in loco, nos 20 bairros da capital. Segundo a prefeitura, parte desses bairros é de áreas baixas, próximos a canais passíveis de alagamentos, e sofrem influência das marés.

“Os bairros atendidos por meio da ação foram: Terra-Firme, Guamá, Canudos, São Brás, Curió-Utinga, Souza, Marco, Condor, Jurunas, Cremação, Cidade Velha, Batista Campos, Maracangalha, Val-de-Cans, Miramar, Parque Verde, Pedreira, Mangueirão, Bengui e avenida Beira Mar, em Mosqueiro.  Outros bairros continuam sendo atendidos com as equipes de rotina das secretarias municipais.

Os órgãos municipais que atuam de forma integrada são: Defesa Civil Municipal, Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Guarda Municipal de Belém (GMB), e Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), de Saúde (Sesma) e Meio Ambiente (Semma)”, informou o portal da Prefeitura de Belém.

RELACIONADOS

Mais visualizados