sexta-feira, junho 9, 2023
spot_img
InícioPolíticaVereadora Bia Caminha (PT) denuncia arrombamento de seu gabinete na Câmara Municipal...

Vereadora Bia Caminha (PT) denuncia arrombamento de seu gabinete na Câmara Municipal de Belém

Na sessão desta segunda-feira, 21, os vereadores de Belém foram surpreendidos pela fala da vereadora Bia Caminha (PT), que usou o microfone da Câmara Municipal de Belém para denunciar que sofreu três atentados, dois deles contra seu carro e na terceira e última vez, em seu gabinete.

Cumprindo seu primeiro mandato, Bia disse que “desde o ano passado, tem acontecido algumas situações comigo, que no início eu achei que era coisa de minha cabeça“. A petista relatou que na primeira vez, ano passado, seu carro apareceu com um prego em um pneu, fato notado, segundo a vereadora, uma quadra depois de sair da Câmara Municipal, às 18 horas. A segunda vez, o retrovisor do carro da parlamentar foi vandalizado no estacionamento da casa.

No mesmo instante, diversos vereadores pediram uma parte do tempo de fala da vereadora para prestar solidariedade e deram sugestões para que a vereadora prestasse queixa à Polícia, outros aconselharam que antes de qualquer coisa, ela protocolasse um pedido de apuração dos fatos internamente.

Assista:

O PT-PA emitiu nota com o seguinte teor:

Desde o ano passado, a vereadora mais jovem já eleita em Belém, atual líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Capital do Pará, é autora de inúmeras denúncias de violências políticas que vem sofrendo na Câmara Municipal, tendo tido, inclusive, o pneu do seu carro rasgado com um parafuso dentro do estacionamento da CMB. Vários vereadores jovens de esquerda, principalmente negros, por todo país vêm denunciando violências políticas e institucionais que estão sofrendo em seus mandatos durante o governo Bolsonaro. Não podemos aceitar e tolerar que casos como esse sigam ocorrendo no Brasil!

Bia fez referência ao racismo estrutural que ela considera como uma suposta explicação para os fatos que relatou, inclusive lembrando que foi barrada de entrar no local onde o prefeito eleito de Belém, dava uma coletiva de imprensa, logo após decretada sua vitória, no fim do segundo turno das eleições municipais de 2020.

Na época, Bia Caminha usou suas redes sociais para denunciar o racismo sofrido por seguranças do prefeito Edmilson Rodrigues, que a impediram de participar da coletiva.

Assista a reportagem da TV Liberal com Bia Caminha, onde ela chorando relata o ato que considerou racista por parte dos seguranças da campanha do candidato a prefeito, que acabou em pedidos de desculpas por parte de Edmilson:

RELACIONADOS

Mais visualizados