Nesta quarta-feira (13), os trabalhadores e trabalhadoras da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) entraram no nono dia de greve por reposição salarial, que deveria ter sido implementada em maio passado, quando transcorreu a data-base da categoria. Segundo o Sindicato dos Urbanitários, o governador Helder Barbalho “foi mal informado” e “publicou inverdades” no Twitter da entidade.
Desde ontem, o comando de greve divulga que o governador, em resposta à reivindicação da categoria, “falta com a verdade”.

Veja a resposta da entidade sindical às inverdades publicadas pelo governador Helder Barbalho (MDB).
1 – O percentual discutido e acordado em março foi de 7,59% nos salários e 5% no tíquete-alimentação, e não de 10%, como postou o governo Helder. Ou seja, a equipe e o governador estão mal informados, veja ata comprovando os números corretos e com as assinaturas de representantes da Casa Civil, Cosanpa e Sindicato.
Folha com a lista de presentes na reunião de 26.03.2022. Ata demonstra a retomada das negociações e a data-base.
2 – Conforme o item IV da a ata de negociação, os pontos que restaram pendentes da data-base 2021, seriam negociados em maio de 2022, juntamente com a data-base 2022. Nunca houve acordo de “jogar” a negociação para novembro de 2022, ainda mais fundamentando tal adiamento à pandemia, não se sabe de onde o governo Helder tirou esse absurdo.
3 – A data-base dos trabalhadores da Cosanpa sempre transcorreu em 1 de maio, nunca em novembro.
4 – Oportuno dizer que a terceirização na Cosanpa leva valores milionários. De janeiro a junho de 2022, a Cosanpa pagou 35 milhões de reais para a empreiteira Servpred, valor que inclui a reposição salarial dos trabalhadores dessa terceirizada. Quer dizer, a Companhia cumpre acordo com a empreiteira, mas tenta adiar reposição salarial dos efetivos.
5 – Nos três anos do governo Helder, a soma acumulada repassada à Servpred ultrapassa 135 milhões de reais, tem ainda outros contratos com terceirizadas e a admissão recorde de pessoas para funções comissionadas.
MANIFESTAÇÃO
Leia também:
Grevistas da Cosanpa interditam avenida José Bonifácio. É o terceiro dia de paralisação