terça-feira, fevereiro 7, 2023
spot_img
InícioJustiçaTRE do Pará abre Exposição “Memórias Políticas de Santarém”

TRE do Pará abre Exposição “Memórias Políticas de Santarém”

Fotografias, vitrais e vídeos que contam a origem, a formação e um pouco da vida política, das eleições e da história do voto e da herança cultural cidade estão na “Exposição Memórias Políticas de Santarém”, que ocorre nos dias 11 e 12, a partir das 18h em dois locais distintos do município.

A abertura será no Fórum Eleitoral de Santarém, localizado na Avenida Mendonça Furtado. A partir do dia 12, também a partir das 18h, a exposição estará no Centro Cultural João Fona, na Praça Avenida Adriano Pimentel, aberta ao público e poderá ser visitada durante dez (10) dias, de segunda a sexta, sempre das 8h às 18h. Entre os convidados da abertura da exposição estão o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)Carlos Bastide Horbach, diretor da Escola Judiciária Eleitoral do órgão e o Padre Sidney Canto.

A exposição é comemorativa dos 90 anos da Justiça Eleitoral no Brasil, em fevereiro deste ano e dos 77 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral no Pará, celebrada em junho passado. No total, serão 70 obras expostas, que contam parte da trajetória histórica/política da cidade, desde a sua fundação no Brasil Colônia, passando pelo Império, os primeiros anos da República até chegar aos dias de hoje.

Todo esse trabalho é resultado de uma pesquisa histórica feita por várias mãos. “Servidores, historiadores e estagiários do Centro Cultural da Justiça Eleitoral pesquisaram em jornais e livros do Centur, Biblioteca Nacional, Tribunal Superior Eleitoral, livros e blogs de autores locais de Santarém, como o Padre Sidney e o Instituto Cultural Boanerges Sena. Também foram utilizadas fotos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santarém e do TRE do Pará”, destacou a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE do Pará, Elaine Santana.

O projeto da exposição se alinha ao Planejamento Estratégico do Tribunal 2021-2026, aprovado pela Resolução TRE do Pará nº 5.685/2021, que possui como macrodesafios a Garantia dos Direitos Fundamentais e o Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade, que buscam “garantir os direitos fundamentais de todas as pessoas, com a facilitação do acesso aos serviços da Justiça Eleitoral, promovendo a inclusão dos diversos atores sociais, em especial das minorias, a conscientização e a formação política, considerando-se as peculiaridades”, ressalta o documento.

Além disso, a exposição cumpre outra função. A Justiça Eleitoral gerencia um cadastro de mais de 5,7 milhões de eleitoras e eleitores espalhados por 144 municípios e uma das formas encontradas para promover a aproximação com a sociedade, é justamente a promoção de atividades culturais com a participação de artistas locais.

Nesse contexto, a proposta desse trabalho nas dependências do Fórum Eleitoral, com recortes do resgate da memória política do município, fomenta a ligação com a comunidade local e a humanização do espaço, utilizando as fotografias do acervo da Justiça Eleitoral, que serão dispostos permanentemente nas dependências do local, como o objetivo de promover a melhor qualidade de vida no espaço e, ao mesmo tempo, buscar a integração da Justiça Eleitoral com a comunidade local.

Leia também

Presidente do TRE-Pará palestra sobre Eleições 2022 na Alepa

Prefeito de Viseu Isaías Neto e o vice Franklin Costa são cassados pelo TRE – Pará

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais visualizados