terça-feira, junho 6, 2023
spot_img
InícioPolíticaSenador Beto Faro: "Com gratidão no peito e vontade de lutar por...

Senador Beto Faro: “Com gratidão no peito e vontade de lutar por um Brasil melhor”

Em sua última publicação nas redes sociais, o senador paraense eleito nas eleições deste ano, Beto Faro (PT) revela as dificuldades enfrentadas por quem dedica-se à vida pública, tendo até mesmo que sacrificar boa parte do seu tempo do convívio familiar para reuniões e viagens, o que poucas pessoas reconhecem no cotidiano de um político.

Justiça seja feita, até às vesperas das eleições deste ano, o candidato petista ao senado era considerado um azarão. Apontado como o fona nas pesquisas, Beto Faro manteve a campanha em meio à ironias e galhofas por parte de alguns jornalistas e apoiadores de seus adversários.

Eleito com 1.781.582 votos, quase 300 mil votos a mais do segundo mais votado, o ex-senador Mário Couto (PL), Beto teve que ser eleito candidato ao senado no PT, já que o senador Paulo Rocha reinvindicava o direito de se candaditar à reeleição. Vitimizado por ter sido preterido pelo Diretório Estadual do PT, que preferiu Beto Faro ao invés de Paulo Rocha, este sentiu o gosto amargo de seus erros, entre eles o de ter feito um mandato pífio e medíocre, durante os 8 anos que completa como senador.

Um dos principais erros de Paulo Rocha se deu por ele próprio ter dito para seus companheiros de partido, de que não estava disposto à concorrer a reeleição. O contexto em que Paulo Rocha revelou isso, era de desanimo diante de um quadro político desfavorável ao PT.

MUDANÇA DE CONJUNTURA E A TENTATIVA DE VOLTA ATRÁS

Com Lula preso, sem apoio do governador Helder Barbalho (MDB), com a demonização da esquerda e o bolsonarismo em alta, Paulo Rocha concluiu que não teria chances de enfrentar a disputa ao senado em 2022, e abriu espaço para que Beto Faro pavimentasse o caminho para sua ascensão política.

Com Lula solto, o governo Bolsonaro derretendo e com a retomada da força política do PT e da esquerda brasileira, Paulo Rocha viu que era hora de voltar atrás e tentar a reeleição.

O FATOR HELDER BARBALHO

Sem o mesmo nível de amizade pessoal com Lula e a cúpula petista – que Paulo Rocha tinha e mantém – Beto Faro enfrentou inúmeras dificuldades para consolidar sua liderança politica, dentro e fora do PT, mas passou a contar com um apoio local, tão quanto importante: O do governador Helder Barbalho.

Sendo o principal apoiador de Beto Faro, Helder plantou como seu suplente no PT, um dos seus principais assessores: Josenir Nascimento, um mdbista histórico, que filiado ao PT, alguns meses das eleições, chegou a ser pivô de artigos na imprensa paraense, chamado de “estranho no ninho que implodiu o PT”.

Os destinos de Beto Faro e de seu suplente continuam sendo alvo das mais variadas especulações, entre elas, a de que Helder pretende indicar Beto para alguma pasta do governo estadual ou federal, abrindo assim, a oportunidade de seu fiel escudeiro, Josenir Nascimento se tornar senador, sem nunca antes ter sido votado sequer para vereador em um município do interior do Pará. “Seria um presentão!”, opina um petista que teme pela possibilidade desta ideia vingar.

AS FUNÇÕES DE UM SENADOR

A principal função de um senador é elaborar, debater, aperfeiçoar e aprovar as leis. Um projeto de lei iniciado e aprovado na Câmara é sempre revisado pelo Senado. Do mesmo modo, uma proposta apresentada e aprovada pelos senadores precisa passar pela votação dos deputados antes de ser enviada à sanção da Presidência da República e virar lei.

Congresso é o nível mais alto do Poder Legislativo do Brasil e divide com o Executivo (governo) e o Judiciário (tribunais) a tarefa de conduzir o país. Sua principal função é elaborar, debater, aperfeiçoar e aprovar as leis. É formado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. Um projeto de lei iniciado e aprovado na Câmara é sempre revisado pelo Senado. Do mesmo modo, uma proposta apresentada e aprovada pelos senadores precisa passar pela votação dos deputados antes de ser enviada à sanção da Presidência da República e virar lei.

O QUE DIZ BETO FARO

Abaixo, a última manifestação de Beto Faro nas redes sociais, onde ele revela seu desejo de se manter parlamentar, hoje no Senado Nacional, o nível mais alto do Poder Legislativo do Brasil.

Viver a política é escolher representar o seu povo. Precisa ter responsabilidade, vocação e uma causa. Assim como qualquer missão, precisa de dedicação e, muitas vezes, abrir mão de momentos com a sua família para cuidar de outras milhares que confiaram em você.

O caminho até aqui foi longo, mas um novo caminhar se inicia. Estou indo agora para mais uma grande mudança na minha vida como parlamentar, com gratidão no peito e vontade de lutar por um Brasil melhor e mais justo para todos.

Leia também:


TRE-PA mantém multa contra Helder e Beto Faro e pedido de cassação e perda de direitos políticos ainda será julgado

A lambada de Helder e Beto Faro na oposição paraense, os deputados eleitos e o segundo turno com Lula

RELACIONADOS

Mais visualizados