Faltando cerca de 150 dias para o pleito de outubro, o portal Diógenes Brandão, com exclusividade, publica a primeira Pesquisa Doxa sobre a corrida eleitoral no município de Santarém para presidente, senador, deputado federal e deputado estadual. Jair Bolsonaro (PL), Helder Barbalho (MDB) e Mário Couto (PL) aparecem liderando, respectivamente, para presidente, governador e senador. Já para a Câmara Federal se destaca Henderson Pinto, ex-secretário estadual de Governo. A ex-prefeita Maria do Carmo lidera para o legislativo estadual.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-Pará) sob o número 03238/2022 e realizada entre os dias 1 e 4 de maio deste ano, quando foram realizadas 621 entrevistas. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos na amostra. A pesquisa foi contratada pela Princesa Comunicação do Tapajós Ltda e realizada nas zonas urbana e rural.
HELDER LIDERA NA ESPONTÂNEA E ESTIMULADA, RESPECTIVAMENTE, COM 11,6% e 42,9%
Espontânea para governador – Quando se faz a pergunta espontânea, sem apresentar os nomes dos pré-candidatos, o eleitor santareno demonstra que não está ligado ainda nas eleições. Nesse contexto, Helder Barbalho surge com 11,6%, seguido por Zequinha Marinho (PL) com apenas 1,8%. Os demais candidatos aparecem com menos de 0,4%, contudo o percentual de branco/nulo e não sabem/não responderam correponde a 85,1%.
Estimulada para governador – Com os nomes dos pré-candidatos apresentados, o atual governador Helder Barbalho (MDB) aperece em primeiro com 42,9% das intenções de voto, em segundo vem o atual senador Zequinha Marinho (PL) com 11,% e Major Marcony (SD) em terceiro com 3,8%. A professor Silvia Letícia (Psol) surge com 2,5%, Renata Fonseca, 1,6; e Cleber Rabelo (PSTU), 0,6%. A pesquisa aponta, por outro lado, mesmo na abordagem estimulada, os votos flutuantes com um índice de 37,6%.
Na estimulada, Helder Barbalho (MDB) aparece em primeiro com 42,9% das intenções, seguido pelo senador Zequinha Marinho (PL) com 11,6%. (Foto- Agência Brasil)
BOLSONARO ESTÁ 9,4 PONTOS PERCENTUAIS NA FRENTE DE LULA
Estimulada para presidente – Na corrida eleitoral para presidente da República, a polarização aperece forte em Santarém entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Com uma intenção de votos de 43,9%, Bolsonaro lidera e Luis Inácio Lula da Silva ocupa a segunda posição com 34,5%. A diferença é de 9,4 pontos percentuais. Com apenas 1,2% de intenção de votos, na terceira posição vem João Doria (PSDB), seguido de Felipe D’Avila, 0,6%; Simone Tebet (MDB); André Janones, 0,3% e Eymael, também com 0,3%. Somados, os votos flutuantes ficam em 15,4%.
Com um cenário polarizado, Jair Bolsonaro (PL) desponta com 43,9%, enquanto Lula (PT) vem em segundo com 34,5% das intenções. João oria (PSDB) surge em terceiro com apenas 1,2% (Foto – Agência Brasil)
MESMO COM 50,6% DE VOTOS FLUTUANTES, O EX-SENADOR MÁRIO COUTO SURGE EM PRIMEIRO
Espontânea para senador – Nessa abordagem, assim como para governador, o eleitor santareno se mostra desligado das eleições, mas aqui é considerado pior ainda: quando não apresenta nomes dos pré-candidatos. Os votos flutuantes (aqueles que não sabem ou desejam votar em branco, ou ainda anular o voto) somam 93%, mostrando, nesse caso, uma eleição totalmente aberta. Pelo contexto, Mário Couto (PL) surge com 3,8%, seguido de Flexa Ribeiro (PSDB), 2,4%; Beto Faro (PT), 0,4%, e o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB) com 0,1%.
Estimulada para senador – Para a chamada Câmara Alta, o nome do ex-senador Mário Couto vem em primeiro lugar com 18,6%, enquanto que o também ex-senador Flexa Ribeiro fica em segundo com 15,4% das intenções de voto. O deputado federal Beto Faro (PT) vem em terceiro com 9,3%, seguido ex-prefeito de Ananindeua Manoel Pioneiro (PSDB) com 6%. A flutuação de votos é alta nessa abordagem, de 50,6%.
De olho na Câmara Alta, o ex-senador Mário Couto (PL), com apoio de Bolsonaro, deponta em Santarém com 18,6%. Flexa Ribeiro (PSDB) vem com três pontos atrás, 15,4%, e em terceiro aparece o deputado federal Beto Faro (PT), com 9,3% das chances. (Reprodução)
PARA ALEPA, MARIA DO CARMO VEM NA DIANTEIRA COM 20,5% DA PREFERÊNCIA
Espontânea para deputado estadual – No total de 16 nomes citados, mas com um cenário eleitoral bastante aberto diante de 88,2% de indefinição do eleitorado santareno, JK do Povão vem em primeiro com 3,4%, com Maria do Carmo em segundo com 1,8%, seguida por José Maria Tapajós, 1,3%. Celsa Brito e Erlon Rocha surgem com o mesmo índice, 0,7%. João Pingarilho com 0,4%. Na sequência, juntos, com 0,3% das intenções de voto, Adriana Almeida, Hilton Aguiar, Marcos Aurélio e Silvio Amorim. Para fechar a lista, com 0,1%, os entrevistados citaram os nomes de Angelo Tapajós, Eraldo Pimenta, Erasmo Maia, Junior Ferrari, Subtenente Patrício e Tenente Erimar.
Estimulada para deputado estadual – A pesquisa da Doxa estimulou dez nomes de pré-candidatos que competem acirradamente em Santarém. A ex-prefeita petista Maria do Carmo aparece em primeiro com 20,5%, seguida pelo atual vereador tucano JK do Povão (PSDB) com 18,4%. Em terceira colocação vem José Maria Tapajós (PL) com 11,3%. A primeira-dama de Santarém, Celsa Brito vem na quarta posição com 8,8%, seguida pela vereadora Adriana Almeida (PV), 7,9%; Erlon Rocha, 4,5%. Na sétima colocação está João Pingarilho, com 3,5%; seguido pelo parlamentar Hilton Aguiar (Avante), 3,1%; Silvio Amorim, 1,8% e deputado Eraldo Pimenta (MDB) em décima colocação, com 1,2% das intenções de voto.
A ex-prefeita Maria do Carmo aparece em primeiro com 20,5%, seguida pelo atual tucano JK do Povão (PSDB) com 18,4%. Em terceiro surge José Maria Tapajós (PL) com 11,3%. (Foto – Reprodução)
PARA DEPUTADO FEDERAL, HENDERSON PINTO, LIDERA INTENÇÕES COM 20,4% NA ESTIMULADA
Espontânea para deputado federal – Nessa abordagem, 90,6% dos entrevistados não se manifestaram, não apontaram nenhum nome para deputado federal. Entre os citados pela pesquisa estão Henderson Pinto, com 2,1%; seguido por Paulo Barrudada, 1,9%; Priante, 1,5%; Aguinaldo Promissória, juntamente com Airton Faleiro e Jardel, têm 0,6%. Com 0,3% vem o delegado Eder Mauro e João Coragem e com 0,1% Antônio Doido, Celso Sabino, Chico Doido, Enfermeiro Joziel, JK do Povão, José Maria Tapajós, Malaquias, Paulo Rocha, Paulo Bentes, Professor Marquinho e Vavá Martins.
Estimulada para deputado federal – Na abordagem ainda que estimulada para Câmara Federal, a pesquisa atingiu um índice de 28,5%, considerado alto, de pessoas que não citaram qualquer nome. Na estimulada, o eleitor santareno demonstrou a seguinte preferência: Henderson Pinto, 20,4%; Paulo Barrudada, 13%, Jardel Guimarães, 10,8%, seguido pelo deputado federal José Priante, 9%. Aguinaldo Promissória aparece em quinto com 4,4%, vindo na sequência o parlamentar Júnior Ferrari, 3,8%; Airton Faleiro, 3,2; Celso Sabino, 2,4%; Alisson Pontes também com 2,4% e Malaquias com 2,1% das intenções de voto.
O ex-secretário de Estado do governo estadual, Henderson Pinto, desponta com 20,4%, seguido por Paulo Barrudada com 13%, Jardel Guimarães, 10,8%; José Priante, 9% e Aguinaldo Promissória com 4,4%.