Dos 41 deputados estaduais, apenas 06 se opuseram aos projetos do governador Helder Barbalho (MDB) que pretende aplicar mudanças no regime previdenciário dos servidores públicos estaduais. O conjunto de 14 projetos de lei que tramitam na ALEPA, considerado a toque de caixa, no apagar das luzes de 2019 ficou conhecido como “Pacote de Maldades”.
Vejam quem são os únicos parlamentares que se opuseram aos projetos e estão na resistência contra as medidas que impactam diretamente na vida e no trabalho de milhares de servidores públicos estaduais.

Dep. Thiago Araújo – CIDADANIA
“Fazer um bom mandato, e que esse mandato possa de fato representar a população paraense”
Thiago Araújo, o mais jovem deputado estadual do Pará, está em seu segundo mandato desenvolvendo projetos para diminuir as diferenças sociais e exercer uma política que, de fato, represente a todos naquilo que tem por necessidade e prioridade.
Sua principal pauta, atualmente, é o projeto de diminuição de parte do ICMS para as empresas, que são “alvejadas” pelos excessos desse imposto, a intenção é que possam, ao invés de recolher o imposto, aplicar o montante na qualificação profissional dos seus colaboradores, o projeto vai estimular a educação, o aprimoramento técnico, e com isso, melhorar a qualidade da prestação de serviço para a sociedade.
O deputado Thiago Araújo acredita que sua legislatura é uma ferramenta de mudanças para a sociedade. Sua idéia é fazer um mandato que não seja amarrado a um tema exclusivo. Seu principal propósito é a diminuição das desigualdades sociais, em várias esferas, priorizando sempre as necessidades mais gritantes da sociedade. Seu objetivo é fomentar qualidade de vida, geração de emprego, segurança, aprimoramento de educação e da saúde pública, principalmente.

Dep. Dra. Heloisa – DEM
Médica cardiologista graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com especialidade em cateterismo e hemodinâmica pelo Hospital Beneficente Portuguesa de São Paulo (SP). É paraense, foi pioneira na técnica de implante de stent coronário no Estado. Trabalhou no Hospital Ophir Loyola e na rede particular de Belém. Concursada pelo Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, onde tirou licença para exercer o mandato de deputada estadual.Ocultar
Desde jovem, com um olhar de cuidado aos mais necessitados, participou de várias organizações sociais. Suas atividades, contribuíam para minimizar as desigualdades e melhorar o acesso aos serviços de educação e saúde.
Foi Secretaria Adjunta de Saúde Pública (Sespa), no período de 2012 a 2018, onde construiu uma trajetória ativa em todos os municípios paraenses, na luta por um Sistema Único de Saúde mais eficiente e humanizado. Realizou ações importantes para a melhoria dos indicadores da saúde .
Filiada ao Democratas (DEM), foi eleita com compromissos que defendem os interesses do povo paraense, em especial nas áreas de saúde , mulheres, idosos e jovens.

Dep. Eliel Faustino – DEM
Eliel Pereira Faustino Filho é o atual Líder do partido Democratas na Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Engenheiro formado pela UFPA, com MBA executivo Internacional em gerenciamento de projetos pela fundação Getúlio Vargas (SP) e Universidade da Califórnia (EUA), é mestrando em gestão pela Utad(Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) em Portugal. Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia (Unama) e Bacharel em Ciências Contábeis pela UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina). Pai de 3 filhos.

Dep. Orlando Lobato – PMN
O currículo do parlamentar não consta no portal da ALEPA como os demais.

Dep. Marinor Brito – PSOL
A deputada Marinor Brito é professora, casada, mãe e orgulha-se de ter nascido em Alenquer, no Oeste do Pará. É fundadora do Sintepp, exerceu 4 mandatos e meio como vereadora em Belém e foi senadora por um ano em 2011.
Foi eleita para assembleia legislativa do Pará, em 2018, com 43.178 votos.
É defensora do Estado-Laico, da democracia e dos direitos fundamentais das populações indígenas e quilombolas, dos trabalhadores do serviço público, em particular da Educação, e do mercado informal. Tem atuação destacada na Assembleia Legislativa do Pará nas questões ambientais e sociais, direitos sociais e econômicos do funcionalismo, da cultura, do meio-ambiente, da educação e dos direitos humanos.
Na Alepa, é presidente da Comissão de Cultura, titular das Comissões de Educação, de Meio-Ambiente e Direitos-Humanos e Direitos do Consumidor. Organizou e participa da Frente Parlamentar Feminina, e mais recentemente foi uma das autoras de requerimento que criou a Comissão Externa de Fiscalização das Barragens das empresas mineradoras, da qual é a presidente.

Dep Fábio Figueiras – PSB
O deputado estadual (PSB/PA) Fábio de Melo Figueiras é Técnico em Edificações e Advogado; casado e tem 37 anos.
A trajetória dele começou aos 14 anos, no movimento estudantil. Já na faculdade, participava intensamente na luta em defesa dos direitos dos estudantes no DCE da Unama e na União Nacional dos Estudantes.
Aos 28, Fábio foi nomeado Secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos do Pará, o mais jovem da história desta Secretaria. Lá ele lutou para garantir e promover os direitos de mulheres, jovens, negros, indígenas, comunidade LGBT, idosos e outros segmentos.
Figueiras atuou ainda no combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas e na prevenção e redução do consumo de drogas.
Em 2012, Fábio foi eleito vereador pelo PSB, em Ananindeua. Desde então, sua vida tem sido de muitas batalhas e conquistas para a população dessa cidade. Em 2016, o reconhecimento dessa luta veio nas urnas e ele foi reeleito com mais de 4.000 votos, o dobro de 2012.
Em janeiro de 2017 assumiu a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Ananindeua. Neste cargo, Figueiras incrementou o trabalho que já fazia com crianças e jovens, apoiando projetos como “Craque Nota 10”, “Cultura Viva nos Bairros” e outros, que promovem inclusão.
Em 2018 Fábio Figueiras foi convidado e venceu um desafio proposto pelo PSB, partido do qual ocupa a função de secretário geral, no Pará: Fábio se candidatou e foi eleito deputado estadual, com 29.077 votos.
Já no seu mandato, criou uma Comissão Especial para investigar abusos cometidos pela Celpa contra os consumidores e propor soluções.
As informações sobre os parlamentares foram extraídas do portal da ALEPA.