sábado, abril 1, 2023
spot_img
InícioPolíticaOs deputados que disseram não ao "Pacote de Maldades" de Helder Barbalho

Os deputados que disseram não ao “Pacote de Maldades” de Helder Barbalho

Dos 41 deputados estaduais, apenas 06 se opuseram aos projetos do governador Helder Barbalho (MDB) que pretende aplicar mudanças no regime previdenciário dos servidores públicos estaduais. O conjunto de 14 projetos de lei que tramitam na ALEPA, considerado a toque de caixa, no apagar das luzes de 2019 ficou conhecido como “Pacote de Maldades”.

Vejam quem são os únicos parlamentares que se opuseram aos projetos e estão na resistência contra as medidas que impactam diretamente na vida e no trabalho de milhares de servidores públicos estaduais.

Dep. Thiago Araújo – CIDADANIA

“Fazer um bom mandato, e que esse mandato possa de fato representar a população paraense”

Thiago Araújo, o mais jovem deputado estadual do Pará, está em seu segundo mandato desenvolvendo projetos para diminuir as diferenças sociais e exercer uma política que, de fato, represente a todos naquilo que tem por necessidade e prioridade.

Sua principal pauta, atualmente, é o projeto de diminuição de parte do ICMS para as empresas, que são “alvejadas” pelos excessos desse imposto, a intenção é que possam, ao invés de recolher o imposto, aplicar o montante na qualificação profissional dos seus colaboradores, o projeto vai estimular a educação, o aprimoramento técnico, e com isso, melhorar a qualidade da prestação de serviço para a sociedade.

O deputado Thiago Araújo acredita que sua legislatura é uma ferramenta de mudanças para a sociedade. Sua idéia é fazer um mandato que não seja amarrado a um tema exclusivo. Seu principal propósito é a diminuição das desigualdades sociais, em várias esferas, priorizando sempre as necessidades mais gritantes da sociedade. Seu objetivo é fomentar qualidade de vida, geração de emprego, segurança, aprimoramento de educação e da saúde pública, principalmente.

Dep. Dra. Heloisa – DEM

Médica cardiologista graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com especialidade em cateterismo e hemodinâmica pelo Hospital Beneficente Portuguesa de São Paulo (SP). É paraense, foi pioneira na técnica de implante de stent coronário no Estado. Trabalhou no Hospital Ophir Loyola e na rede particular de Belém. Concursada pelo Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, onde tirou licença para exercer o mandato de deputada estadual.Ocultar

Desde jovem, com um olhar de cuidado aos mais necessitados, participou de várias organizações sociais. Suas atividades, contribuíam para minimizar as desigualdades e melhorar o acesso aos serviços de educação e saúde.   

Foi Secretaria Adjunta de Saúde Pública  (Sespa), no período de 2012 a 2018, onde construiu uma trajetória ativa em todos os municípios paraenses, na luta por um Sistema Único de Saúde mais eficiente e humanizado. Realizou ações importantes para a melhoria dos indicadores da saúde .  

 Filiada ao Democratas (DEM), foi eleita com compromissos que  defendem os interesses do povo paraense, em especial nas áreas de saúde , mulheres, idosos e jovens.

Dep. Eliel Faustino – DEM

Eliel Pereira Faustino Filho é o atual Líder do partido Democratas na Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Engenheiro formado pela UFPA, com MBA executivo Internacional em gerenciamento de projetos pela fundação Getúlio Vargas (SP) e Universidade da Califórnia (EUA), é mestrando em gestão pela Utad(Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) em Portugal. Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia (Unama) e Bacharel em Ciências Contábeis pela UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina). Pai de 3 filhos.

Dep. Orlando Lobato – PMN

O currículo do parlamentar não consta no portal da ALEPA como os demais.

Dep. Marinor Brito – PSOL

A deputada Marinor Brito é professora, casada, mãe e orgulha-se de ter nascido em Alenquer, no Oeste do Pará. É fundadora do Sintepp, exerceu 4 mandatos e meio como vereadora em Belém e foi senadora por um ano em 2011.

Foi eleita para assembleia legislativa do Pará, em 2018, com 43.178 votos.

É defensora do Estado-Laico, da democracia e dos direitos fundamentais das populações indígenas e quilombolas, dos trabalhadores do serviço público, em particular da Educação, e do mercado informal. Tem atuação destacada na Assembleia Legislativa do Pará nas questões ambientais e sociais, direitos sociais e econômicos do funcionalismo, da cultura, do meio-ambiente, da educação e dos direitos humanos.


Na Alepa, é presidente da Comissão de Cultura, titular das Comissões de Educação, de Meio-Ambiente e Direitos-Humanos e Direitos do Consumidor. Organizou e participa da Frente Parlamentar Feminina, e mais recentemente foi uma das autoras de requerimento que criou a Comissão Externa de Fiscalização das Barragens das empresas mineradoras, da qual é a presidente.

Dep Fábio Figueiras – PSB

O deputado estadual (PSB/PA) Fábio de Melo Figueiras é Técnico em Edificações e Advogado; casado e tem 37 anos.

A trajetória dele começou aos 14 anos, no movimento estudantil. Já na faculdade, participava intensamente na luta em defesa dos direitos dos estudantes no DCE da Unama e na União Nacional dos Estudantes.

Aos 28, Fábio foi nomeado Secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos do Pará, o mais jovem da história desta Secretaria. Lá ele lutou para garantir e promover os direitos de mulheres, jovens, negros, indígenas, comunidade LGBT, idosos e outros segmentos.

Figueiras atuou ainda no combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas e na prevenção e redução do consumo de drogas.

Em 2012, Fábio foi eleito vereador pelo PSB, em Ananindeua. Desde então, sua vida tem sido de muitas batalhas e conquistas para a população dessa cidade. Em 2016, o reconhecimento dessa luta veio nas urnas e ele foi reeleito com mais de 4.000 votos, o dobro de 2012.

Em janeiro de 2017 assumiu a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Ananindeua. Neste cargo, Figueiras incrementou o trabalho que já fazia com crianças e jovens, apoiando projetos como “Craque Nota 10”, “Cultura Viva nos Bairros” e outros, que promovem inclusão.

Em 2018 Fábio Figueiras foi convidado e venceu um desafio proposto pelo PSB, partido do qual ocupa a função de secretário geral, no Pará: Fábio se candidatou e foi eleito deputado estadual, com 29.077 votos.

Já no seu mandato, criou uma Comissão Especial para investigar abusos cometidos pela Celpa contra os consumidores e propor soluções.

As informações sobre os parlamentares foram extraídas do portal da ALEPA.

RELACIONADOS

Mais visualizados