sexta-feira, janeiro 27, 2023
spot_img
InícioParáProtesto: Concursados fecham avenida em frente ao palácio do governo

Protesto: Concursados fecham avenida em frente ao palácio do governo

A avenida Almirante Barroso está fechada sentido Entroncamento/Centro. Manifestantes cobram nomeações e criticam a contratação de temporários pelo governador do Estado

Desde às 9 horas da manhã, professores aprovados no Concurso Público C-173, promovido em 2018 pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), estão em frente à Casa Civil, na Avenida Almirante Barroso, em Belém. Estes professores protestam por suas nomeações e contra a realização de diversos PSS – Processos Seletivo Simplificado, muito utilizado pelo ex-governador Simão Jatene e criticado por Helder Barbalho durante suas campanhas eleitorais e mantido para a contratação de servidores públicos estaduais, em detrimento dos concursos públicos.

Com faixas, apitos e cartazes, os concursados reivindicam o direito à nomeação, após a publicação, no Diário Oficial do Estado, de milhares de contratações de temporários para a SEDUC – Secretaria de Estado de Educação.

Segundo nota da ASCONPA – Associação dos Concursados do Pará, desde Janeiro, quando assumiu a administração do Estado, o governador Helder Barbalho tem autorizado o ingresso de milhares de pessoas em contratos temporários, apesar do vasto número de aprovados no cadastro de reserva do concurso.

Para o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, as contratações de temporários na Seduc atingiram um nível inadmissível, “especialmente porque o atual governador do Pará, Helder Barbalho, durante a campanha que o elegeu, insistia que não faria contratações de temporários, fazendo quantos concursos públicos fossem necessários para suprir de servidores efetivos a administração pública”.

Uma ação civil pública por improbidade administrativa será ajuizada pela Asconpa. Os concursados tentam reunir com o governador, mas foram informados que ele viajou com quase todo o staff do governo.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais visualizados