No último dia 26 de abril, a Câmara Municipal de Benevides, em sessão ordinária, discutiu dentre outras matérias, as más condições das vias daquela cidade localizada na Região Metropolitana de Belém (RMB). Mas os problemas não se limitam aos buracos espalhados pelo município, a população tem enfrentado dificuldades com a falta de serviços de Educação e Saúde, sobretudo, alertaram os legisladores.
Município que se intitulou como cidade inteligente, em 2021, por conta de “ações” tecnológicas, não consegue manter o asfalto.
O vereador Deivison Carvalho (PTB) usou a tribuna para fazer um verdadeiro balanço relacionado aos problemas da gestão da prefeita Luziane Solon (Podemos), eleita no pleito de 2020 com cerca de 20 mil votos (57,25%). Outros vereadores apontaram problemas na administração municipal.
As denúncias de abandono relacionadas à cidade de Benevides foi pauta, inclusive, do programa Cara a Cara com a verdade, apresentado pelo comunicador Nonato Pereira, na Rede TV. Confira abaixo.
DENÚNCIAS
As denúncias contra a administração da prefeita Luziane Solon envolvem vários setores, grande parte relacionadas à saúde e à educação, o que retratam o descaso com a vida dos moradores. Confira as denúncias feitas pelos parlamentares:
- Estrada do Taiaçuí – via asfaltada ainda pela antiga gestão. A estrada leva a uma região turística e onde ficam duas escolas municipais, empresas como a Arapian que produz pirarucu. A via está um caos e apresenta duas pontes necesitando de manutenção.
- Unidade de Saúde do Taiçuí – que atende mais de seis (6) comunidades. No local, existe uma fossa aberta, segundo a denúncia. Isso mesmo, uma fossa aberta dentro de uma unidade de saúde. E o secretário Rodrigo Balheiro estaria ciente da situação. O vereador Deivison Carvalho disse que já formalizou um requerimento para reforma da unidade, mas obra não saiu do papel.
- Tapa-buraco – o serviço só teria sido feito na rua Miranda Mateus após o protesto dos moradores. Já a Perimetral Sul, avenida que corta a cidade, tem sofrido com o trânsito de carretas e caçambas, um problema antigo que segundo o parlamentar tem sido denunciado à Secretaria de Meio Ambiente, a fim de se intensificar a fiscalização aos veículos, responsáveis por transportar aterro ilegal dentro da cidade, prejudicando a pavimentação, sobretudo do centro do município.
- Uma reunião foi realizada com os moradores do bairro Santos Dumont e o secretário Leonardo, a fim de implementar melhorias à avenida Perimetral Sul. Ao mesmo tempo, ações de fiscalização foram realizadas como forma de inibir o trânsito “pesado” de caçambeiros provenientes da cidade de Santa Izabel, e que impactam a pavimentação do centro de Benevides. O asfalto das ruas Agrinesp e Cristina Diniz tem sido impactado.
- O vereador Bitão Begot (MDB) – propôs um desvio para prevenir o impacto no trânsito pesado e a colocação de tubos de concreto como forma de inibir o acesso de caçambas dentro da cidade.
- O vereador Doutor Gustavo (MDB)– denunciou que os distritos do Murinin, Benfica e Santa Maria têm sofrido com o movimento de veículos de propriedade de madeireiras, que costumam circular naquelas áreas. Foi proposta a montagem de uma pesagem dos caminhões.
- Distrito do Murinin – Levar serviços públicos para a agência distrital, inaugurada nesta semana, com o objetivo de facilitar a vida dos moradores do local.
- Unidade de Urgência e Emergência do Murinin – Falta de equipamentos, subsídios e suporte para atendimento. O espaço é visto como estrutura paliativa. Não tem rede de ar comprimido para atender os leitos. Precisa de uma adequação. Os vereadores afirmaram que a unidade não dispõe de desfibrilador e nem respirador pulmonar, assim como inexiste monitor de transporte para atender ao deslocamento de paciente – o que pode prejudicar mais ainda durante uma possível parada cardiorespiratória.
- Falta de policiamento e rondas escolares na cidade.