Por Manoel Sousa*
Bate o desespero e a torcida assumi suas multifacetas: multicor, multicamisa, multiclube, multiEstado, multi qualquer coisa.
Encarnações a parte, mas, a meu ver, não há necessidade deste desespero, o Leião não vai cair.
A missão do Vitória é muito difícil, em que pese encerre sua participação em casa, contra o Vila Nova, o jogo de hoje é que vai decidir o destino dos baianos, e será em Maceió.
Para o CRB, está em jogo a disputa com um rival do seu Estado, o CSA, pela quarta vaga entre os que sobem para Séria A, no próximo ano, situação que sugere uma atuação aguerrida do time alagoano pela conquista dos três pontos, diante de um Vitória, que entre as três equipes que disputam uma vaga para não cair, apresenta o menor número de pontos, algo que pode até estimular a atuação em campo, mas que funciona como uma lâmina de guilhotina, que também pode comprometer o rendimento dos atletas em campo.
Embora hajam outras possibilidades de resultados envolvendo o Londrina, e que podem influenciar no desfecho final na disputa pela vaga de permanência na série B, as que se relacionam ao Vitória se destacam como mais determinantes.
Diante disto, o Remo depende muito mais dele, do que da equipe baiana, em função do desafio imposto àquela equipe, acima comentados.
É bom não esquecer, que a equipe paraense, até a última rodada, nunca esteve no Z4, mesmo apresentando limitações técnicas e erros de estratégias dos treinadores, tem a maior pontuação entre os três que disputam a vaga restante de permanência na segunda divisão, para disputa do próximo ano.
Comandando a equipe no terceiro jogo, o treinador emprestado pelo Novorizontino, terá a oportunidade de corrigir falhas, melhorar o posicionamento em campo e fazer as mexidas adequadas, na partida da próxima quarta-feira, contra a equipe do Manaus, em Belém, quando fará a disputa por uma vaga na semifinal da Região Norte, da Copa Verde deste ano.
Enxergo este jogo como um momento de acerto na equipe e estimulador para a partida do próximo final de semana, que deve assegurar a equipe na Seria B, em 2022.
Manoel Sousa é comentarista de futebol em Belém do Pará.