terça-feira, junho 6, 2023
spot_img
InícioViolência PolicialPopulação se revolta após sargento da PM atirar e matar cachorro em...

População se revolta após sargento da PM atirar e matar cachorro em Belém

Em contato com a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), fomos informados de que o caso já chegou ao conhecimento da autoridade policial e as diligências estão em curso. Resta saber se a corregedoria da PM irá instaurar procedimento para apurar o caso e tomar as devidas providências previstas em lei.

Nos barracos da cidade
Ninguém mais tem ilusão
No poder da autoridade
De tomar a decisão

E o poder da autoridade
Se pode, não faz questão
Se faz questão, não consegue
Enfrentar o tubarão

Oh, uô, gente estúpida
Oh, uô, gente hipócrita

O governador promete
Mas o sistema diz não..

Trecho da música Nos barracos da cidade, de Gilberto Gil.

Testemunha de um crime covarde nos enviou o vídeo abaixo (o qual resolvemos borrar a imagem), relatando que um sargento da Polícia Militar do Pará alvejou um cachorro com um tiro de sua pistola .40, por volta das 22:30 desta última sexta-feira.

Segundo o relato enviado à redação do diogenesbrandao.com, o baleamento do animal teria ocorrido em uma rua do bairro da Cremação, em Belém. Policiais que estavam realizando rondas na viatura 2013 teriam abordado um homem suspeito de estar com drogas e devido o tumulto na abordagem, o cachorro avançou contra um dos PMs. Foi quando além de vários chutes no cachorro, o sargento sacou sua pistola e disparou contra o cachorro, matando-o de imediato.

Logo depois, o sargento que atirou contra o cachorro foi em busca do projétil deflagrado e o recolheu do local.

“A população se revoltou e os envolvidos chamaram reforço”, diz a testemunha.

Penalidade – Conforme a legislação, maus-tratos contra cães e gatos têm pena prevista de dois a cinco anos de reclusão, podendo ser agravada em até um terço se o animal morrer. Outras variantes podem ocorrer para diversas espécies de animais.

De acordo com dados da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), em junho de 2022 havia registro de 1.644 ocorrências, das quais 1.611 passaram por triagem e 1.342 resultaram em diligências. Após as investigações, foram instaurados 126 procedimentos, entre inquéritos e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), o que corresponde a 10% dos casos, e 55 envolvidos foram responsabilizados criminalmente”, informa o site Agência Pará, em matéria intitulada: Pará adere à campanha nacional de combate a maus-tratos contra animais.

Leia também:

PM afasta policiais que agrediram torcedores do Remo nos arredores do Mangueirão

Jornalista é atacado por coronel da PM após evento de posse do Procurador Geral de Justiça do Pará

RELACIONADOS

Mais visualizados