sábado, setembro 23, 2023
- Advertisement -spot_img
InícioBelémPolíticos, coronavírus e guerra na Ucrânia foram os alvos da malhação de...

Políticos, coronavírus e guerra na Ucrânia foram os alvos da malhação de Judas na Cremação

Com 72 anos de história, a tradicional malhação de Judas de Belém foi realizada na manhã deste sábado (16), na avenida Fernando Guilhon, no bairro da Cremação. No trecho compreendido entre as avenidas Alcindo Cacela e Generalíssimo Deodoro, cinco estruturas foram montadas e destinadas à malhação, sendo uma delas um palco. Algumas passagens, como a Teixeira, também montaram uma programação reuniram dezenas de moradores.
Como parte integrante da programação, já na noite da sexta-feira (15), ocorreu o velório do Judas, que se estendeu até à meia-noite. Na programação organizada por várias entidades comunitárias, atividades infantis como corrida do saco e quebra pote foram oferecidas. A manhã foi de opção de diversão de crianças acompanhadas dos pais. Na edição de 2022, muitos foram os temas evidenciados na malhação, sobretudo sobre a pandemia, políticos, inflação e a guerra na Ucrânia, simbolizada na figura de bonecos do presidente russso, Vladimir Putin.
Os bonecos malhados fizeram a festa da criançada e escondiam valores em dinheiro, o que tornava a brincadeira mais disputada. De acordo com um dos organizadores do evento, José Ricardo do Nascimento, 59, em 30 anos de colaboração à festividade realizada durante a Semana Santa, grande foi a dedicação para realização do momento profano no ambiente religioso.

“Na verdade, aqui tem cinco grupo de organizações, tem a do Seu Quincas, do Haroldinho, na passagem Teixeira; tem a do Casca, tem a do Sena e a do Xodó da Nega”, define José Ricardo, que animou um dos palcos com a entrega de brindes.
O casal Bernardo Souza, 29, e Elaine Souza, 32, prestigiou a programção. “É legal pela tradição, pelas brincadeiras que têm, pelo fato de ser a Semana Santa, e chamar bastante público”, avaliou a técnica de Enfermagem. “Desde criança eu brinquei aqui, uma tradição. Dois anos que não vinha devido a pandemia, sempre teve a brincadeira da corrida de saco e quedra pote”, disse Bernardo. O casal foi unâmime em dizer que o coronavírus deveria ser malhado e os políticos.

Morador da pasagem Teixeira e um dos organizadores da malhação naquele ponto do bairro da Cremação, Lucas Maciel, 25, destacou um pouco da programação. “Ontem (15) começamos com a exposição dos bonecos, à noite. O pessoal pode registrar esse omento, fotografar, e hoje está acontecendo a malhação. Estamos fazedo a brincadeira com as crianças para se divertir, para entreter e fazer uma manhã diferente”, disse o organizador.

No alto dos 74 anos, dona Maria da Conceição Pereira, que mora no bairro da Cremação, estava aproveitando com filhas e netos. “É uma festa que faço questão de participar, anima a nossa gente, ainda mais na época de pandemia”, disse. A malhação do Judas contou com o apoio de órgãos da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), dentre eles Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e Guarda Municipa de Belém (GMB).

RELACIONADOS

Mais visualizados