terça-feira, setembro 27, 2022
Google search engine
InícioPesquisa 2022Pioneiro e Beto lideram disputa para o senado. Lula e Bolsonaro estão...

Pioneiro e Beto lideram disputa para o senado. Lula e Bolsonaro estão empatados, diz última pesquisa no Pará

A última pesquisa eleitoral realizada no Pará e divulgada semana passada, revelou um novo quadro na disputa pela única vaga ao senado, com Pioneiro e Beto liderando a preferência do eleitor. Para o governo, a situação permanece estável, com ampla vantagem para o atual governador Helder Barbalho (MDB) e empate técnico entre Lula e Bolsonaro, na disputa pela presidência.

A última pesquisa eleitoral realizada no Pará e divulgada semana passada, revelou um novo quadro na disputa pela única vaga ao senado. Para o governo, a situação permanece estável, com ampla vantagem para o atual governador Helder Barbalho (MDB).

Segundo o instituto DOXA Pesquisas, na disputa pela vaga ao senado a briga continua bem acirrada entre quatro competidores: Manoel Pioneiro (PSDB), Beto Faro (PT), Mário Couto (PL) e Flexa Ribeiro (PP). Em pesquisas realizadas até então (leia aqui e aqui)o candidato Mário Couto estava na liderança, mas agora foi ultrapassado.

“Nessa medição da Doxa, Pioneiro leva vantagem, aparecendo com 15,8% das intenções de voto, seguido pelo candidato do PT, Beto Faro que vem com 12,4%. Depois vem Mário Couto com 10,2%. O candidato Flexa Ribeiro está com 9,5% das intenções de voto. Delegado Jardel aparece com 4,5%. Os demais não chegam a pontuar 2 pontos. O que chama muito atenção é o grande número de eleitores, que mesmo estimulando, não sabem, ainda, em quem votar para senador da república. Esse índice chega a 43,4%“, afirma o instituto DOXA Pesquisas.

Já na disputa para presidente a pesquisa mostra um crescimento de Jair Bolsonaro (PL), que chega a empatar com Lula, dentro da margem de erro da pesquisa. Lula tem 38,8% e Bolsonaro 36,4%, uma diferença de apenas 2,4 pontos percentuais.

Vejam os gráficos com os números da pesquisa:

PRESIDÊNCIA – ESPONTÂNEA

Para presidente da República, Lula e Bolsonaro estão empatados na questão espontânea. O ex-presidente aparece com 23,9% e o atual, Bolsonaro, está com 25,7%. O terceiro colocado, Ciro Gomes, vem com 3,2%. Simone Tebet aparece com 1,7%. Os indecisos e aqueles que pretendem anular ou votar em branco somam 45,2%.

PRESIDÊNCIA – ESTIMULADA

Ao apresentar os nomes dos candidatos ao eleitor, Lula pula para 38,8% e Bolsonaro vai para 36,4%, significando que os dois estão empatados dentro da margem de erro da pesquisa. Ciro Gomes aparece com 7,0% das intenções de voto. Simone Tebet está com 3,3%. Os demais candidatos pontuam com menos de 1%. Os indecisos e os brancos e nulos somam 12,2%.

Na questão espontânea em que não se apresentam os nomes dos candidatos ao governo do estado, o atual governador Helder Barbalho aparece em primeiro lugar com 40,6% das intenções de voto. O senador Zequinha Marinho tem apenas 3,5%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 54,8%.

GOVERNO DO ESTADO – ESPONTÂNEA

Na questão espontânea em que não se apresentam os nomes dos candidatos ao governo do estado, o atual governador Helder Barbalho aparece em primeiro lugar com 40,6% das intenções de voto. O senador Zequinha Marinho tem apenas 3,5%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 54,8%.

GOVERNO DO ESTADO – ESTIMULADA

Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Helder Barbalho sobe para 63,6%; enquanto Zequinha Marinho sobe para 8,0%. Major Marcony vem com 2,3%, seguido por Cleber Rabelo, 2,2%. Os demais pontuam com menos de 1%. Os brancos, nulos e indecisos somam 21,3%.

SENADO – ESPONTÂNEA

O eleitor paraense ainda está com dificuldade em escolher um candidato ao senado da república. É o que mostra a pesquisa Doxa quando na espontânea os votos flutuantes somam mais de 80%. Quando citados, os índices de cada candidato é pequeno: Pioneiro aparece com 5,6%; Beto Faro com 4,8%; Mário Couto com 3,2% e Flexa com 2,9%. Os demais são insignificantes estatisticamente.

SENADO – ESTIMULADA

Quando se estimula, o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, aparece na frente com 15,8%; em segundo vem Beto Faro com 12,4%. Mário Couto está com 10,2% e Flexa Ribeiro, 9,5%. Delegado Jardel aparece com 4,5%; Renata Fonseca, 1,3%; João Santiago, 1,0%; Gideon, 0,8%; Elielton Lira, 0,4%; Sabbá, 0,4 e Paulo Castelo Branco, 0,3%. Os votos flutuantes somam 43,4%.

A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-04691/2022, tendo uma margem de erro de 2,25% e foi realizada com uma amostra de 2005 eleitores distribuídos nas seis mesorregiões do estado do Pará. O período de realização do levantamento foi de 07 a 11 de setembro de 2022.

Neste final de semana, foram feitos mais cinco (05) registros de pesquisas no site do TRE-PA, sendo que quatro (04) são do instituto DOXA.

Leia também:

O que dizem as três últimas pesquisas eleitorais realizadas no Pará

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncios -spot_img

Mais visualizados