sábado, janeiro 28, 2023
spot_img
InícioEleições 2022PF deflagra operação contra crimes eleitorais no Pará 

PF deflagra operação contra crimes eleitorais no Pará 

A Polícia Federal não informou o nome do Vereador que recebeu a visita dos agentes federais em sua casa e em seu gabinete, na Câmara Municipal, onde buscamos informações para informar aos nossos leitores.

A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (20/10), dois mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal de Ananindeua/PA, Região Metropolitana de Belém. É a Operação Batelada, que visa apurar propaganda ilegal que teria ocorrido durante o primeiro turno das Eleições 2022.

Os mandados foram cumpridos no gabinete e na casa de um vereador de Ananindeua. Ele seria o administrador de um grupo em aplicativo de mensagens criado para arregimentar pessoas que teriam distribuído propaganda ilegal no primeiro turno das Eleições, no dia 02/10.

A operação Batelada é um desdobramento do termo circunstanciado de ocorrência lavrado pela Polícia Federal contra uma pessoa flagrada realizando “boca de urna”. Ao ser abordado, o suspeito enviou a mensagem “Me Pegaram” nos grupos do aplicativo e em seguida tentou excluir os grupos criados na rede social para não serem rastreados pela polícia.

Além dos mandados de busca, houve a quebra do sigilo dos dados dos telefones utilizados pelos envolvidos para identificação dos responsáveis pela criação, gerência e arregimentação de eleitores pelas redes sociais para divulgação de propaganda ilegal.

O  termo “Batelada”, que dá nome à operação, é usado para representar grande quantidade, em alusão ao número de pessoas que são arregimentadas e de forma organizada em grupos de redes sociais para praticarem condutas ilegais no dia das eleições.

A Polícia Federal vai intensificar as ações ostensivas e de inteligência para combater crimes eleitorais durante o segundo turno das Eleições 2022, especialmente contra boca de urna e compra de votos.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais visualizados