Dois institutos de pesquisa realizaram levantamentos sobre preferência do eleitor paraense com números que divergem brutalmente uns dos outros, sobretudo na disputa pela única vaga senado, nas eleições deste ano.
A diferença abismal em apurações com a diferença de apenas uma semana, já que a pesquisa DOXA foi realizada entre os dias 26 a 30 de julho e a pesquisa Veritate entre os dias 1 e 4 de agosto.
Pela pesquisa do instituto DOXA, se as eleições fossem hoje, Manoel Pioneiro (PSDB) seria eleito senador. Para o instituto Veritate, o senador eleito seria Mário Couto (PL) e Pioneiro aparece em último lugar na preferência do eleitor.
Nas perguntas estimuladas, 14,9% dos entrevistados pela DOXA dizem votar em Manoel Pioneiro, 10,4% em Mário Couto. Flexa Ribeiro (PP) aparece com 8,8% e o atual deputado federal Beto Faro (PT) com 8,2%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 57,7%.

Já para a pesquisa do Instituto Veritate, Mário Couto seria eleito senador com 19,1% dos votos válidos, caso as eleições fossem hoje. Manoel Pioneiro aparece em último lugar, com 9% dos votos válidos.

O único consenso entre as duas pesquisas é que Beto Faro (PT) não tem decolado, sendo que é o único que tem o apoio do ex-presidente Lula (PT) e do governador Helder Barbalho (MDB). Na pesquisa DOXA, Beto Faro aparece com 8,2% e na pesquisa Veritate surge com 10% da preferência do eleitor.
DISPUTA EM ABERTO
Faltando 57 dias para as eleições, na opinião deste redator, a disputa para a vaga ao senado está em aberto, podendo qualquer um dos candidatos ser eleito no dia 02 de Outubro, já que as pesquisas revelam apenas um retrato do momento e não uma previsão infalível, como outros resultados eleitorais já provaram e comprovaram.
TESE E ANTÍTESE
Em meio às especulações e narrativas criadas por candidatos e seus estrategistas, há uma tese que circula com força entre as torcidas e militantes: A de que o governador sempre elege seus senadores. Bom, no Pará, por exemplo, a história recente nos mostra que não é bem assim.
Em 2014, quando Simão Jatene (PSDB), disputou a reeleição e derrotou Helder Barbalho (PMDB), o governador tinha cinco (05) candidatos lançados ao senado: Helenilson Pontes (PSD), Mário Couto (PSDB), Jefferson Lima (PP), Duciomar Costa (PTB) e Marcela Tolentino (SD). Advinhem qum foi eleito? Isso mesmo, Paulo Rocha (PT), adversário histórico do governador tucano.
Leia também:
Dificilmente outro partido, além do MDB, fará mais de um deputado federal nestas eleições