Pesquisa realizada pelo Instituto Destak no município de Faro, no mês de dezembro de 2019, mostra a avaliação conceitual do governo da prefeita Jade Viana. Para 40% dos eleitores a avaliação é Excelente ou Boa. Ao somarmos o Regular Positivo, a aprovação da prefeita vai para 73,5%. Os outros 25,8% avaliam Ruim, Péssima e Regular Negativo. Foram entrevistadas 388 eleitores nas zonas urbana e rural do município. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Na questão espontânea, a atual prefeita, Jade Viana, aparece na frente com 17,9% das intenções de voto. O segundo colocado é Paulo Carvalho que vem com 14,1%. A pesquisa em Faro mostra que 60,3% dos eleitores não tem, ainda, nenhum nome em sua mente e 7,1% pretendem anular o voto ou votar em branco. Significa que o campo está aberto, podendo ser preenchido pelos pré-candidatos a partir do trabalho que poderá ser desenvolvido.

A pesquisa também quis saber quais as áreas que deveriam ser priorizadas no município. Os números mostram que a Saúde, 39,5%, é a principal reivindicação dos eleitores. Depois vem a Educação com 20,6% de citações. A terceira maior área a ser priorizada é a questão do Desemprego, 17,0%. Depois aparece a área de infraestrutura, 8,0%, Falta de Segurança, 4,2%, Esporte, 3,5% e Ação Social, 2,6%.

A pesquisa mediu a probabilidade de mudança da intenção de voto do eleitor hoje. Para 30,5% o voto já é definitivo. Para outros 42,9% a situação pode mudar até as eleições. Para 14,9% “dificilmente mudará”. Ainda há um índice de 11,6% que não souberam responder.
