Segundo a pesquisa realizada pelo instituto de Pesquisas Acertar, encomendada pelo Diário do Pará, se as eleições fossem realizadas entre os dias 28 a 30 de setembro de 2022, Helder Barbalho (MDB) seria eleito por 74,7% dos votos válidos, contra 20,5% de Zequinha Marinho (PL), seu principal oponente.
Considerando a margem de erro da pesquisa Helder poderá alcançar no máximo 77,7% e no mínimo 71,7%.
VOTOS VÁLIDOS PARA GOVERNADOR
Os votos válidos são aqueles conferidos a um candidato, ou seja, excluindo os votos brancos e nulos, e que são contabilizados para o resultado final da eleição pelo Tribunal Superior Eleitoral. Adolfo Oliveira surge em terceiro lugar, com 1,3%. Dr. Felipe 1,0%, Sofia Couto 0,9%, Major Marcony 0,7%, Cleber Rabelo 0,5% e Paulo Roseira 0,4%.

INTENÇÃO DE VOTO ESTIMULADO PARA GOVENADOR
Na intenção de voto estimulado, os dados da pesquisa mostram que Helder Barbalho atingiu 67,8%, seguido por Zequinha Marinho, que obteve 18,6% das citações. Adolfo Oliveira 1,2%. Em terceiro lugar Dr. Felipe e Sofia Couto, ambos com 0,9%. Adolfo Oliveira 1,2%.
Em terceiro lugar Dr. Felipe e Sofia Couto, ambos com 0,9%. Major Marcony 0,6%, Cleber Rabelo 0,4% e Paulo Roseira 0,3%. Os resultados da pesquisa indicam que 5,7% dos eleitores estão indecisos e devem tomar posição somente antes da votação e 3,6% declararam que irão votar em branco ou anular o voto.

INTENÇÃO DE VOTO ESTIMULADO PARA SENADOR
Tratando do voto para Senador da República, é elevado o número de indecisos às vésperas das eleições, atingindo 25,1% do eleitorado paraense e aqueles que declararam que pretendem votar em branco ou anular o voto, 8,9% o que contribui para a indefinição eleitoral para o cargo de senador pelo Pará.
Esse contingente eleitoral está mais concentrado entre aqueles com baixo nível de escolaridade, são em sua maioria pessoas do sexo feminino. O resultado indica que de cada grupo de 1000 eleitores, aproximadamente 250 deles responderam que ainda não sabem em quem votar. É na região Sudoeste do Pará, seguido da região Sudeste, onde está a maior concentração de pessoas indecisas. Os resultados apontam Beto Faro em primeiro lugar com 23,1% das menções, seguido de Mario Couto com 17,7%. Este quadro eleitoral aponta empate técnico no limite da margem de erro, entre os dois primeiros colocados.
Em terceiro lugar o candidato Pioneiro com 8,1%, Flexa Ribeiro 6,6%, também estão empatados tecnicamente. Delegado Jardel 4,0%. Renata Fonseca obteve 2,5% das citações, seguido pelo professor João Santiago, que obteve 1,2%. Os demais candidatos não atingiram 1,0%.

VOTOS VÁLIDOS PARA SENADOR
Levando em consideração somente os votos válidos, para o cargo de senador da República pelo Estado do Pará, se as eleições fossem hoje, o candidato Beto Faro obteria 35,0% seguido de perto por Mario Couto que obteve 26,8%. Seguido de Pioneiro com 12,3%, Flexa 10,1%, Delegado Jardel 6,1%, Renata Fonseca 3,8%, Professor João Santiago 1,8%, Elielton Lira e Sabbá, ambos com 1,3%, Paulo Castelo Branco, 1,0 e Gideon 0,5%.
A pesquisa também investigou a intenção de votos para o cargo de Presidente da República e o resultado apontou que se as eleições fossem hoje, 47,0% dos paraenses votariam em Lula, seguido por Bolsonaro que obteve 35,8% das intenções de votos. Em terceiro lugar com 4,9% está Ciro Gomes, 4,3% preferem Simone Tebet. Esses quatro candidatos obtiveram as melhores pontuações. Os outros candidatos não atingiram 1,0% de citações. Votariam em branco ou anulariam o voto 2,9% dos eleitores(as) paraenses e 3,7% responderam que ainda estão indecisos(as). Os candidatos Constituinte Eymael e Vera Lucia não foram citados na pesquisa.

INTENÇÃO DE VOTO ESTIMULADO PARA PRESIDENTE
A pesquisa também investigou a intenção de votos para o cargo de Presidente da República e o resultado apontou que se as eleições fossem hoje, 47,0% dos paraenses votariam em Lula, seguido por Bolsonaro que obteve 35,8% das intenções de votos.
Em terceiro lugar com 4,9% está Ciro Gomes, 4,3% preferem Simone Tebet. Esses quatro candidatos obtiveram as melhores pontuações. Os outros candidatos não atingiram 1,0% de citações. Votariam em branco ou anulariam o voto 2,9% dos eleitores(as) paraenses e 3,7% responderam que ainda estão indecisos(as). Os candidatos Constituinte Eymael e Vera Lucia não foram citados na pesquisa.

VOTOS VÁLIDOS PARA PRESIDENTE
Levando em consideração somente os votos válidos, para o cargo de Presidente da República, se as eleições fossem hoje, Lula obteria 50,4% seguido de perto por Jair Bolsonaro com 38,4%. Ciro Gomes obteve 5,1%, Simone Tabet 4,6%, e Soraya Thronicke 1,0%. Os demais candidatos juntos somam 0,5% dos votos válidos

DADOS TÉCNICOS DA PESQUISA



