O instituto de pesquisas DOXA acaba de publicar o “INDICE DOXA DE GESTÃO”.
Segundo o cientista político e diretor da DOXA, Dornélio Silva, o índice de gestão é um trabalho que vem sendo desenvolvido através de pesquisas de opinião em alguns municípios paraenses. Nesta primeira edição, 31 municípios participam do ranking, o qual traz o resultado de uma série de pesquisas eleitorais realizadas durante o ano de 2023.
Os 10 primeiros colocados são:
1º – São Miguel do Guamá
2º – Ananindeua
3º – Capanema
4º – Muaná
5º – Tailândia
6º – Itaituba
7º – Óbidos
8º – Porto de Moz
9º – Oriximiná
10º – Pau D´Arco
Os cinco piores colocados no ranking são:
1º – Belém
2º – Xinguara
3º – Santa Bárbara
4º – Altamira
5º – Rio Maria
Na tabela abaixo pode ser visto as demais pontuações dos outros municípios. O estudo mostra, também, se o prefeito vai para a reeleição ou vai indicar um candidato.
Ainda segundo Dornélio, o ranking é dinâmico e será atualizado mensalmente, com a entrada de novos municípios ou com a realização de novas pesquisas, nos mesmos municípios apresentados. Isso quer dizer que a cada mês, a colocação de um município pode subir ou pode cair.
A metodologia utilizada para aferir esse índice é a quantitativa aleatória domiciliar, estratificada por quotas de sexo, idade e área geográfica (bairros e comunidades rurais) através de uma amostra representativa de cada município pesquisado. O índice é extraído da seguinte questão: “De maneira geral você Aprova o Desaprova a maneira como o/a prefeito/a vem administrando o seu município?”
Leia também:
Belém: Nova pesquisa reafirma alta rejeição de Edmilson e intenção de votos em adversários