sexta-feira, junho 9, 2023
spot_img
InícioParáOs nomes de Lula e Bolsonaro para a disputa pelo senado no...

Os nomes de Lula e Bolsonaro para a disputa pelo senado no Pará

O jornalista paraense Val André Mutran, hoje residindo na capital do país, de onde assina a coluna “Direto de Brasília”, no blog de Zé Dudu, faz a cobertura semanal da atuação dos parlamentares brasileiros e paraenses no Congresso Nacional.

Em sua última edição, a coluna faz um levantamento sobre os nomes dos políticos paraenses que estão sendo indicados pelos partidos para formarem os palanques de Lula e Bolsonaro no Pará, durante a campanha eleitoral deste ano.

Leia abaixo a reprodução de trechos da coluna, com destaque para os pré-candidatos mais cotados para assumirem

Disputa nacional ao Senado
A Coluna publica completo levantamento dos postulantes ao Senado Federal nas eleições deste ano. São 27 vagas, uma em cada Estado e no Distrito Federal. Exceto haja algum fato excepcional, até o momento, os pré-candidatos de Bolsonaro e Lula são os mais competitivos na disputa.

Critérios
O levantamento levou em consideração quem são os pré-candidatos dos dois líderes das pesquisas. Como os demais pré-candidatos aparecem com poucas chances de chegar ao primeiro turno, seus pré-candidatos foram citados de acordo com seu peso regional, é o caso do Pará, onde o ex-governador Simão Jatene tende a se desfiliar do PSDB e disputar o Senado pelo Podemos, partido do ex-juiz e ministro Sérgio Moro. O convite já foi formulado.

Nomes
Apostas tanto do presidente Jair Bolsonaro quanto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para 2022, as candidaturas de nomes aliados para a disputa ao Senado movimentam as conversas políticas desde o ano passado em diversos estados do país. Paralelamente, outros nomes também buscam se viabilizar em partidos da chamada terceira via.

O que está em jogo?
No próximo pleito, como foi dito, cada estado irá eleger ou reeleger apenas um senador o que afunila ainda mais a disputa. Veja abaixo quem termina o mandato em 2022 e como está a construção das candidaturas em cada região do país.

Pará I
O senador Paulo Rocha (PT) perdeu as prévias para disputar a reeleição ao Senado para o deputado federal Beto Faro. Anda inconformado e choramingando pelos cantos, dizendo que o ex-presidente Lula vai intervir no Diretório Regional e impor o seu nome, o que já aconteceu no passado. Lula manda e desmanda no PT. Correm por fora, o ex-senador Fernando Flexa Ribeiro, que disputa a vaga ao Senado pelo PSDB. Já o ex-governador Simão Jatene, convidado para ingressar no Podemos, pode disputar tanto o governo do Estado quanto uma vaga ao Senado.

Pará II
O senador Zequinha Marinho se filou ao PL e anunciou que vai disputar o governo do Estado em oposição à reeleição do governador Helder Barbalho (MDB). Marinho tem encontrado resistência de sua candidatura nos apoiadores do presidente Bolsonaro, especialmente no meio rural.

Leia também:

Beto Faro derrota Paulo Rocha e torna-se candidato ao senado pelo PT-PA

O destino incerto do senador Paulo Rocha, após ser barrado pelo PT-PA de concorrer à reeleição

Fake News: Jatene não vai disputar o senado, diz Orly Bezerra

RELACIONADOS

Mais visualizados