Pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia da COVID-19, os fiés que participaram das romarias do Círio de Nazaré, pelas ruas do centro de Belém do Pará marcaram presença e mantiveram a tradição católica para prestar homenagens à virgem santa.


Esse ano, as autoridades e organizadores da festa não falaram em números, mas ano passado estima-se que 100 mil pessoas foram às ruas reverenciar nossa senhora de Nazaré, a rainha da Amazônia. Nos últimos anos, antes da pandemia, o Círio de Nazaré recebia por volta de 2 milhões de pessoas, que formamam um “mar de gente”, pelas ruas, durante a procissão oficial, no percursso entre a catedral da Sé e a basílica de Nazaré, no centro de Belém.
A 229ª edição do Círio foi marcada por homenagens inéditas, como a feita por pilotos das sete aeronaves supertucanos, da FAB – Força Aérea Brasileira, que sobrevoaram os céus da capital paraense.
A frase Círio de Nazaré foi “escrita”, com a fumaça expelida pelos motores das aeronaves.
Na sexta-feira (8), das 12 romarias, apenas uma foi autorizada pela organização da festa, com o cortejo até os municípios de Ananindeua e Marituba, na região metropolitana de Belém.
A romaria não teve paradas e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que levou a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, logo após a missa solene realizada na Basílica-Santuário.


O SOBREVÔO
Já neste domingo, 10, uma aeronave do governo do Pará levou a imagem da santa em um sobrevôo pelo centro de Belém, onde uma multidão aguardava o pouso na Basílica de Nazaré.
HISTÓRIA
Realizada no dia 8 de setembro de 1793, a primeira celebração do Círio de Nazaré ocorreu pela parte da tarde. Já em 1854, o evento católico passou a ser celebrado de manhã e, desde 1901, no segundo domingo de outubro.
FAFÁ DE BELÉM
Com patrocínio do Governo Federal, do Governo do Pará, da prefeitura de Belém e empresas locais, como a Equatorial, Fafá de Belém realizou mais uma edição do Varandas de Nazaré, reunindo artistas nacionais e músicos paraenses. Toda a programação foi transmitida pelo facebook e youtube.
A cantora paraense manteve sua agenda de eventos repleta de atividades durante a festa do Círio de Nazaré. Em um dos eventos realizados no Teatro da Paz, no sábado, 09, a artista incentivou um estrondozo grito da platéia de #ForaBolsonaro.
Na sexta-feira, 08, teve o Sarau da Fafá, direto do Teatro da Paz.
Já no Sábado, 09, a Live da Varanda Fluvial com festival de Culinária e às 21h o Espetáculo “Fafá Peregrina”, direto da Igreja do Carmo.
Na manhã deste Domingo, 10, teve a Live “Rito de Fé”, com a participação de artistas paraenses e nacionais, convidados da Fafá.
Leia também:
Damares desafia Fafá de Belém e fala sobre a polêmica das calcinhas para evitar estupro
Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Belém depois de 07 anos e arranca suspiros de 60 mil pessoas