Registrada no TRE-PA/TSE, sob o número PA-08998/2022, a pesquisa do instituto Mentor aferiu a preferencia eleitoral para os cargos de presidente, governador, senador e deputado federal, no período de 17 a 21 de fevereiro de 2022, em três (3) município da Região Metropolitana de Belém, com seus mais de 2,5 milhões de habitantes (estimativa IBGE/2019.
O instituto Mentor realizou 576 entrevistas distribuídas nos 8 distritos de Belém; 189 entrevistas em 11 bairros de Ananindeua e 45 entrevistas realizadas em três (3) bairros de Marituba.
Ao todo, o registro da pesquisa informa que foram entrevistadas 810 pessoas. A margem de erro amostral máxima é de 3,5%, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Na pergunta estimulada, o ex-presidente Lula (PT) lidera a intenção de voto, com uma diferença de 15,4% sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 7,8%, seguido pelo ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro (PODEMOS) e por último o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) com 1,5% da preferência eleitoral. Branco e nulos somam 14,1%.

O atual governador Helder Barbalho (MDB) lidera a preferência eleitoral com uma diferença esmagadora perante os demais adversários, onde o ex-governador Simão Jatene (sem partido) apare em segundo lugar, seguido pelo senador Paulo Rocha (PT), Zequinha Marinho (PL) e Araceli Lemos (PSOL). Votos Brancos, Nulos e Indecisos somam 21,7%.

Para o senado, a jornalista e Secretária de Cultura do Estado do Pará, Ursula Vidal (REDE) lidera a preferência eleitoral. O ex-senador Mário Couto (PP) está em segundo lugar, seguido por Manoel Pioneiro (PSDB). Em empate técnico em último lugar estão o deputado federal e presidente estadual do PT, Beto Faro e o ex-senador Flexa Ribeiro (PSDB). Brancos, Nulos e indecisos somam 49,7%, números bem mais altos do que na intenção de votos para governador, demonstrando
que ainda há espaço para mudanças deste cenário.

Em relação à disputa para a Câmara dos Deputados, Ursula Vidal reaparece liderando a preferência do eleitor da Região Metropolitana Belém, seguida pela deputada federal Elcione Barbalho (MDB), Marinor Brito (PSOL), Celso Sabino (União Brasil), Arnaldo Jordy (Cidadania), Alessandra Haber (MDB), Lena Ribeiro (PSDB), Dilvanda Faro (PT) e Carmen Foro (PT). Brancos, Nulos e Indecisos somam 39,4%.
Nota do Portal: Entre os pré-candidatos a deputado federal, não constam nomes como do delegado Eder Mauro (PSD), o delegado Eguchi (PTB), o ex-deputado Márcio Miranda (sem partido), do ex-vereador Joaquim Campos (MDB) e dos deputados federais: Joaquim Passarinho (PSD), Junior Ferrari (PSD), Joaquim Passarinho (PSD), Hélio Leite (União Brasil), Paulo Bengston (PTB), Olival Marques (DEM), Eduardo Costa (PTB), entre outros.
Leia também:
Pesquisa vazada: Helder é disparado o preferido para as eleições de 2022. Jatene é o mais rejeitado