Na tarde desta quarta-feira (13), a Redação do Portal de notícias Diógenes Brandão recebeu uma carta encaminhada pela secretária de Mulheres do PCdoB Belém, Alessandra Sardinha, que revela, de acordo com boletins de ocorrência formalizados na Polícia Civil, a configuração de crimes sexuais. Um deles foi o de estupro, cometido pelo membro do partido, Roony de Oliveira, contra uma militante menor de idade da União da Juventude Socialista (UJS).
Roony é apontado como um dos principais coordenadores da pré-campanha de Jorge Panzera como deputado federal, além de ser seu homem de confiança e amigo pessoal.
A matéria sobre a denúncia de violência e importunação sexual contra o membro da direção estadual foi recebida na tarde de segunda-feira, 11 e publicada durante a manhã de hoje no Portal Diógenes Brandão, após uma longa apuração dos fatos com os próprios dirigentes e lideranças do PCdoB no Pará.
OPERAÇÃO ABAFA?
Apesar do presidente do PCdoB Jorge Panzera ter dito em nota, que medidas estão sendo adotadas e que o partido repudia toda violência contra as mulheres e que “a palavra da vítima sempre tem que ser levada em conta”, Alessandra Sardinha critica a postura da direção do PCdoB, no Pará, com relação a Roony de Oliveira, que segundo as informações contidas na carta, cometeu outro crime sexual, tendo como vítimas novamente jovens militantes socialistas. O fato também foi levado ao conhecimento da Polícia Civil.
Na carta, o militante do PC do B, Roony de Oliveira está sendo acusado pela Secretaria das Mulheres do partido, em Belém, dos crimes sexuais praticados. O caso já é de conhecimento das autoridades policiais. (Reprodução Redes Sociais)
Sardinha diz ser “desacreditada” pela direção. “Inclusive eu já tinha denunciado a comissão política municipal de Belém as atitudes abusivas dele, mas fui humilhada pela direção e tive a minha idoneidade posta em cheque”, revela a militante. Na carta, é pedida a expulsão de Roony de Oliveira e não apenas o afastamento temporário. Abaixo, confira a carta na íntegra.
CARTA DE REPÚDIO DA SECRETARIA DE MULHERES DO PC do B BELÉM
Estupro não é ato sexual, é ato de poder, de dominação e é crime!
Nos últimos dias tomamos conhecimento de não apenas uma, mas duas denúncias de membros da União da Juventude Socialista e também do Partido Comunista do Brasil vítimas do mesmo abusador ROONY JOSÉ BENTES DE OLIVEIRA que teria, de acordo com boletins de ocorrência apresentado pelas vítimas cometido contra uma militante menor de idade CRIME CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL > ESTUPRO e à outra militante CRIME CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL > IMPORTUNACAO SEXUAL.
Diante da gravidade é inquestionável o envolvimento de ROONY JOSÉ BENTES DE OLIVEIRA que faz parte dos núcleos de direção do PCdoB exigimos sua EXPULSÃO IMEDIATA DE TODOS OS ESPAÇOS VINCULADOS AO PARTIDO e não apenas o seu afastamento temporário.
As denúncias tratam explicitamente de atos de covardia, crueldade e acima de tudo de VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES que precisam ter medidas exemplares de punição e repúdio no que diz respeito ao PCdoB.
Vimos registrar nossa solidariedade às jovens vítimas desse abusador e manifestamos nosso profundo repúdio às covarde agressões em que conforme o relato das vítimas nota-se um padrão de comportamento onde após alcooliza-las, deixando-as vulneráveis aos seus ataques comete diversas violências seja com as mãos, forçando-as a realizar “sexo” oral, anal, vaginal, além de Impossibilitar as mesmas de sair do local ou pedir ajuda.
É importante lembrar que nenhum tipo de violência é tolerável. Ser mulher é uma constante luta por respeito, dignidade e sobretudo de sobrevivência. A cultura do estupro nos mata e violenta todos os dias. Portanto, não existe emancipação das mulheres em ambientes comuns a abusadores de nossos corpos, vontades e direitos. Os fatos citados ocorreram no formato e prática das bestas que tentam naturalizar a violência na vida social e política, destruindo a honra das pessoas, além de incentivar e acobertar à misoginia.
No mais, informamos a quem desejar que as vítimas estão sob amparo da justiça e sendo acompanhadas psicologicamente e juridicamente.
#EstuproÉCrime
#PuniçãoaoCriminoso
Belém (PA), 09 de julho de 2022
NOTA DO PC DO B

O presidente do partido, Jorge Panzera encaminhou a seguinte mensagem por aplicativo de WhatsApp no dia de ontem (12):
“Há uma denúncia contra ele, que chegou ao nosso conhecimento ontem. Preventivamente a direção do PC do B afastou ele de todas as funções, até que tudo seja esclarecido. Toda a violência contra as mulheres é repudiada por nós. No caso da violência sexual a palavra da vítima sempre tem que ser levada em conta”.
Leia também