segunda-feira, janeiro 30, 2023
spot_img
InícioPolíticaCidadesMuaná recebe equipamentos e recursos para combater o crime e potencializar o...

Muaná recebe equipamentos e recursos para combater o crime e potencializar o turismo

O prefeito de Muaná, Biri Magalhães (PSC) comemorou a chegada de uma lancha novinha em folha para ajudar o policiamento militar do município. O equipamento foi entregue pelo governo do estado e se somará no combate ao crime na região, onde a pirataria toca o terror.

Segundo o Coronel Antônio Vicente Neto, subcomandante do Comando de Policiamento Regional 11 (CPR 11), instalado no Marajó Oriental, a lancha servirá para o policiamento no entorno do município de Muaná, combatendo diretamente a violência sexual contra crianças e adolescentes, assim com para a realização de fiscalização de produtos ilegais, evitando a entrada no município e verificando também a questão de pirataria, roubos e todos os crimes aqui na região.

A lancha também ajudará municípios vizinhos. Segundo matéria da Agência Pará, a reestruturação do Grupamento Fluvial de Segurança Pública teve início em 21 de dezembro de 2020 quando foi entregue a primeira lancha blindada do Estado.

Ao todo, 13 municípios já receberam formalmente as embarcações: São elas, as cidades Igarapé-Miri, São Sebastião da Boa Vista, Marabá, Cachoeira do Arari, Abaetetuba, Algodoal, Breves, Santarém, Soure, Itaituba, Muaná e Belém que tem duas lanchas blindadas.

A lancha entregue para a PM de Muaná tem 150 HP de potência, sirene, giroflex, estofados, coletes salva-vidas e kit de salvatagem náutico. O valor do equipamento é aproximadamente R$ 220 mil.

“Ela servirá para o policiamento das comunidades ribeirinhas, pelos furos, pelas ilhas, dando proteção para as famílias que moram nas comunidades ribeirinhas, entre eles pescadores e pescadoras”, disse o governador Helder Barbalho no ato de entrega da embarcação, que contou com além da presença do prefeito municipal, Biri Magalhães, do deputado federal Beto Faro (MDB), do vice-prefeito de Ananindeua e presidente municipal do PSDB, Erick Monteiro, assim como dos deputados estaduais Ana Cunha (PSDB) e Luth Rebelo (PSDB).

É uma honra para o povo muanense receber o governador do Estado e as melhorias que ele traz para os moradores, como o reforço na estrutura física da Polícia Militar com essa lancha, que será muito importante. Nossos rios são as nossas ruas, então a PM estava precisando realmente de uma lancha para poder melhor desenvolver a segurança em nosso município.

Bira Magalhães

Convidada pelo prefeito Biri e os vereadores Kalif, Budega, Gilmar, Chico Drago, Caco, Vat da Voadeira e Rivaldo, a primeira dama de Ananindeua, Alessandra Haber marcou presença em Muaná e foi bastante elogiada pelo trabalho que vem desenvolvendo, no projeto Ananin Solidária, o qual reúne centenas de voluntários e parceiros na arrecadação e doação de alimentos, o que tem ajudado milhares de famílias a atravessarem o difícil momento que atravessamos com a pandemia da COVID-19.

A vice-prefeita de Ananindeua também esteve em Muaná e foi bastante prestigiada, sendo o avó dela homenageado com o nome do Centro Cultural inaugurado na oportunidade, com a presença do governador e comitiva de deputados e outros líderes políticos.

Estive hoje em Muaná, na inauguração da Praça do Camarão e do Centro Cultural Deputado Osvaldo Brabo de Carvalho, nome dado em lembrança ao meu avô, que era muanense e lutava muito pelo povo marajoara. Meu coração se encheu de alegria e emoção com essa linda homenagem!!

Alessandra Haber, primeira dama de Ananindeua e neta do homenageado na inaguração do Centro Cultural de Muaná, que leva seu nome.

Além da lancha, o governo do Estado assinou convênio com a prefeitura de Muaná para melhorias de estradas vicinais e para a construção da orla do Distrito de São Miguel do Pracuúba, com um investimento de R$ 4,7 milhões.

O governador Helder Barbalho e o prefeito Biri Magalhães exibem o convênio assinado para construção da orla de Pracaúba, um sonho antigo dos moradores daquela comunidade de Muaná.

Sob a responsabilidade da prefeitura municipal, a obra da nova orla trará um novo espaço de lazer para a população da comunidade, que tem 9 mil habitantes e estimulará o comércio e o turismo local. O governador também anunciou que pretende assinar outro convênio com o prefeito em 2022.

Estamos vindo ao município para assinar esse convênio e iniciar essa importante obra para o município. Eu já disse ao prefeito, corre para fazer essas obras da orla logo para em breve assinarmos o convênio do hospital municipal e fazer esse reforço na saúde.

Helder Barbalho, governador do estado do Pará.

Leia também:

Justiça mantém cassação de ex-prefeito de Muaná

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais visualizados