quarta-feira, março 22, 2023
spot_img
InícioBelémMST realiza a VI Feira da Reforma Agrária Popular no Mercado de...

MST realiza a VI Feira da Reforma Agrária Popular no Mercado de São Brás até domingo, 24

Com o tema “Por terra, teto e pão, o esperançar na Amazônia resiste contra o fascismo,” o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza, entre os dias 20 e 24 de abril, em Belém, a Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária em memória aos Mártires de Eldorado do Carajás. A programação ocorre na área do Mercado de São Brás.

Paralelamente à feira, camponeses e camponesas do movimento realizam ato no local onde aconteceu, em 1996, a chacina de Eldorado dos Carajás. Lá, promovem o tradicional acampamento pedagógico com a participação da Juventude Sem Terra.

Neste ano de 2022, por conta da pandemia da covid-19, as atividades contam com número reduzido de participantes. Na capital paraense, toda a população poderá acompanhar a VI Feira Regional Mamede Gomes de Oliveira, em homenagem ao militante do MST que foi defensor da Agroecologia.

A dirigente nacional do MST, no Pará, Jane Cabral, explicou sobre o intuito do movimento nos cinco dias de atividades. “Estamos aqui para apresentar o resultado da produção agrícola dos assentamentos, mas também para dialogar sobre a política do campo, e ainda debater sobre raça, gênero e classe”, disse a dirigente.

As atividades previstas em Belém acontecerão na praça Floriano Peixoto, em frente ao Mercado de São Brás. Participam cerca de 200 integrantes do MST, sendo 80 produtores das regiões Norte e Nordeste do Pará, além de dezenas de trabalhadores e colaboradores do movimento, dentre eles integrantes do Movimento Atingidos por Barragem (MAB). Estão representados acampamentos e assentamentos das cidades de Irituia, Acará e Capitão Poço, além do distrito de Mosqueiro.

A camponesa Maria Noêmia da Silva, 72, do assentamento Abril Vermelho, localizado na cidade de Santa Bárbara, levou uma série de produtos agrícolas para comercializar na feira, dentre eles farinha, pupunha, banana, macaxeira, milho, pamonha e urucum. “Participar desta feira é bom porque a gente traz os produtos para vender, ganha algum. A gente aproveita. Espero que a gente venda tudo”, disse. Dona Noêmia estava acompanhada de filhos e genro.

Durante a feira, além de venda de alimentos saudáveis, estão previstas atividades culturais e debates com a sociedade. O movimento levará seus bonés para venda, o objeto mais procurado nos últimos meses entre os apoiadores da Reforma Agrária.

Temas como fechamento das escolas no campo, a fome, soberania alimentar, gênero e sobre os despejos no campo e cidade. Também serão ofertadas oficinas. Artistas e apoiadores da reforma agrária estarão presente. Entre as atrações culturais, o cantor Rafael Lima, Lauvaite Penoso, Rebeldia Cabana e o grupo de Carimbó Iaçá.

Seu Mamede – Por volta das 17 horas de domingo do dia 23 de dezembro de 2012, foi assassinado Mamede Gomes de Oliveira, histórico militante do MST do Estado do Pará, que tinha 58 anos.
O “seu Mamede” foi morto dentro de seu lote na região metropolitana de Belém, com dois tiros disparados por Luis Henrique Pinheiro. O homicida foi preso logo após o assassinato.
Nascido no Piauí, Mamede ainda criança foi para Pedreira, no Maranhão, e logo depois veio para o Pará. Atuou nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), no município de Ananindeua, antes de ir para a ocupação da Fazenda Taba em 1999, hoje Assentamento Mártires de Abril. Neste período, tornou-se militante do MST.
Grande lutador e defensor da Agroecologia, nunca abandonou a luta. Tinha certeza de como faria a sua ofensiva ao capital e sempre foi um bom dirigente e educador.
Mamede era uma grande referência na prática da Agroecologia e criou o Lote Agroecológico de Produção Orgânica (Lapo), onde desenvolvia experiências de agricultura familiar para comercialização e consumo próprio.

Serviço
VI Feira da Reforma Agrária Popular Mamede Gomes de Oliveira

Data: 20 a 24 de abril
Local: Praça Floriano Peixoto – em frente ao Mercado de São Brás, em Belém.

RELACIONADOS

Mais visualizados