Nesta segunda-feira (27), um míssil russo atingiu um shopping na cidade de Kremenchuk, na região de Poltava, na Ucrânia. As imagens do local mostram o local completamente em chamas. O centro comercial, segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, estava cheio com mais de mil pessoas.
Até ao momento, há relatos que apontam para pelo menos dois mortos e vinte feridos. Os números foram avançados, Kyrylo Tymoshenko, membro do gabinete da presidência ucraniana. Os bombeiros estão no local a tentar controlar as chamas e extinguir o fogo, e, segundo Zelenskiy, o número de vítimas é impossível de calcular.
O presidente da câmara da cidade já classificou este ataque como “outro crime de guerra russo, um crime contra a humanidade – um ato de terror aberto e cínico contra a população civil”. (Foto – EPA)
O shopping “não representa nenhum perigo para o exército russo” e “nenhum valor estratégico” para os russos, segundo Zelenskiy.
“As pessoas só queriam viver uma vida normal, que é o que tanto irrita os ocupantes. (…) Rússia continua a atacar as pessoas comuns. É inútil esperar que sejam razoáveis ou humanos”, afirma o presidente ucraniano.
O presidente da câmara da cidade já classificou este ataque como “outro crime de guerra russo, um crime contra a humanidade – um ato de terror aberto e cínico contra a população civil”.
Não é a primeira vez que a cidade é atingida por mísseis – com um ataque registrado em abril e outro há 10 dias em uma refinaria de petróleo próxima, mas nada na escala do ataque desta segunda-feira.
Kremenchuk é uma das cidades industriais mais importantes da Ucrânia e tem quase 218 mil habitantes.
Com informações do site português Renascença.
Leia também
Políticos, coronavírus e guerra na Ucrânia foram os alvos da malhação de Judas na Cremação