segunda-feira, março 27, 2023
spot_img
InícioPolíticaCidadesMilitante do MTST e secretário do Ministério das Cidades visita Belém, mas...

Militante do MTST e secretário do Ministério das Cidades visita Belém, mas Ministro não participa das reuniões na periferia

Militante do PSOL e do MTST, o Secretário de Territórios Periféricos do Ministério das Cidades, Guilherme Simões visitou movimentos sociais que atuam na periferia de Belém e anunciou a implantação de ações do Ministério das Cidades, pasta do governo Lula comandada por Jader Filho, que não compareceu aos locais para ouvir e conhecer as reivindicações da população mais pobre da capital paraense.

O Secretário de Territórios Periféricos do Ministério das Cidades, Guilherme Simões Pereira está em Belém desde ontem (06), para articular o lançamento da “Caravana das Periferias”, iniciativa que visa visitar algumas capitais brasileiras e mapear as características e necessidades das periferias, identificando as iniciativas existentes e assim fazer com que o governo federal possa construir políticas públicas para esses territórios.

Lideranças de movimentos sociais presentes nos eventos onde o secretário do Ministério das Cidades participou desde ontem em Belém, sentiram falta do Ministro Jader Filho (MDB).

“Nunca vi esse rapaz nas baixadas de Belém e muito menos em áreas pobres do estado, onde o pai, a mãe e o irmão andam em busca de votos durantes as eleições. Pelo que sei, o rico empresário só conhece as periferias por fotos e pela televisão, mas como ministro do Lula, o “Jaderzinho” deveria esquecer que nasceu em berço de ouro e que mesmo sendo um milionário “homem de negócios”, aproveitar a oportunidade que teve e retribuir, ajudando a tirar Belém do topo do ranking das capitais brasileiras com os piores índices de saneamento, o que é uma vergonha para quem tem a família inteira na política há décadas”, desafabou um líder comunitário que participou de uma das reuniões com o secretário do Ministério das Cidades.

DO PSOL E DO MTST PARA O MINISTÉRIO DAS CIDADES

Diferente do Ministro das Cidades, Jader Filho, o Secretário de territórios periféricos do Ministério das Cidades é negro, de origem pobre e morador do Grajaú, na Zona Sul de SP. Sua indicacação é atribuída a Guilherme Boulos (PSOL), também filiado ao movimento de luta por moradias.

“Nós queremos construir um plano nacional para os bairros periféricos. Na nossa secretaria temos como fazer a urbanização de favelas e temos também como fazer articulações sociais. A gente inicia o processo da caravana em Belém, fazendo o lançamento oficial aqui e a Prefeitura de Belém está nos ajudando a construir esse processo todo”, disse Guilherme Simões que é do MTST e pediu desfiliação do PSOL para entrar no governo Lula, tal como determina resolução partidária.

Hoje ele esteve no Guamá (Espaco cultural Nossa Biblioteca), mas também vai visitar a Vila da Barca, Bengui (Emaús), Icoaraci (Cufa).

Belém foi escolhida para o lançamento do programa que ocorrerá no dia 15 de abril e depois vai percorrer, inicialmente, cinco capitais brasileiras para mapear as características e necessidades das periferias brasileiras, uma preparação ao Encontro Nacional das Periferias, previsto para novembro de 2023. 

Leia também:

Deputado pede CPI da Saúde e informações sobre repasse de 30 milhões para a prefeitura de Belém

RELACIONADOS

Mais visualizados