segunda-feira, fevereiro 6, 2023
spot_img
InícioMundoMilhares invadem residência do presidente do Sri Lanka. Acompanhe o vídeo da...

Milhares invadem residência do presidente do Sri Lanka. Acompanhe o vídeo da invasão

Neste sábado (9), milhares de manifestantes invadiram o palácio presidencial do Sri Lanka, na capital Colombo. O presidente Gotabaya Rajapaksa fugiu, deixando vago o cargo. O país, completamente na falência, não tem recursos para manutenção dos serviços mais básicos. Situação completamente caótica.

Autoridades do Ministério da Defesa informaram a agências de notícias que Rajapaksa fugiu do local antes da invasão. O primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe também teria sido transferido para um lugar seguro. Portões do Ministério das Finanças também foram quebrados por manifestantes, que entraram no local.

A crise decorrente da pandemia de coronavírus também atingiu duramente a economia, que depende do turismo, e reduziu as remessas enviadas por cidadãos que trabalham no exterior. Os governantes anunciaram grandes cortes de impostos, que afetaram a arrecadação do governo e fizeram o país ter de usar suas reservas, levando ao crescimento da dívida governamental.

(Reprodução Redes Sociais)

CENÁRIO

O Sri Lanka, ilha que fica ao sul da Índia, vive uma grave crise econômica com elevada inflação e muita instabilidade no cenário macroeconômico. As reservas internacionais do país estão escassas, o que tem afetado o acesso da população a produtos básicos como mantimentos, combustíveis e medicamentos.

Mesmo em uma realidade tão adversa, a parceira da Trans World Radio (TWR), rede global de rádios da qual a RTM Brasil faz parte, continua a operar no país. A TWR transmite para o Sri Lanka desde 1978.

A equipe do país tem enfrentado algumas dificuldades, sobretudo, por limitações destacadas por Jonathan Lee, diretor de Comunicações da TWR Ásia. “Nossos colegas de trabalho no Sri Lanka estão passando pelas mesmas dificuldades que seus compatriotas. Agradecemos a Deus por mantê-los seguros e permitir que continuem ministrando fielmente da melhor maneira possível diante de tais desafios – especialmente por causa das limitações de falta de energia e toques de recolher”.

A guerra entre Rússia e Ucrânia contribuiu muito para o derretimento da economia do Sri Lanka. O país teve diversos pontos de conflitos civis ao longo do último mês que resultaram em mortes e em centenas de feridos.

O cristianismo no país enfrenta fortes pressões do movimento nacionalista religioso. O budismo no país é maioria. O Sri Lanka ocupa a segunda colocação na Lista de Observação desenvolvida pela Missão Portas Abertas, que monitora países hostis ao evangelho.

Com informações da TWR do Reino Unido e Folha Press

Leia também

Míssil russo atinge shopping na Ucrânia com cerca de mil pessoas

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais visualizados