Diante da necessidade em manter a população informada a respeito da real situação da saúde no município, viemos a público informar que a Prefeitura Municipal de Belém não realizou o pagamento dos salários dos médicos prestadores de serviço referente a Outubro/21. Salários esses que deveriam ser pagos com o limite de 45 dias após o término do período da folha, porém, hoje, após 52 dias corridos, não nos foi repassada nenhuma previsão de quando o pagamento será efetuado.
Foram realizadas inúmeras tentativas de comunicação com a Secretaria de Saúde do Município, inclusive por reunião entre advogados, para tratar sobre os recorrentes atrasos e tentar estabelecer uma data limite para o pagamento dos médicos. Contudo, foi informado que não existia essa possibilidade, afirmado que os atrasos no pagamento não são um problema a ser resolvido.
Em entrevista, o Prefeito Edmilson Rodrigues afirmou que não há atraso nos salários dos médicos. Nesse contexto, nos vimos na obrigação de desmentir meias verdades.
Somos trabalhadores autônomos, temos famílias, contas e compromissos a honrar. Hoje, estamos saindo para trabalhar sabendo que nossa remuneração está há quase dois meses em atraso.
Senhor Prefeito, os profissionais de saúde que tanto fizeram, e ainda fazem, em um cenário de pandemia, esperam um posicionamento RESPEITOSO e RESOLUTIVO em breve.
Caso contrário, estaremos dispostos a usufruir de todos os direitos que nos são dados, inclusive àquele que nos permite manifestar por meio de PARALISAÇÃO, a qual está sendo tramitada para acontecer caso não haja regularização do pagamento dos médicos plantonistas prestadores de Belém – PA.