sexta-feira, junho 2, 2023
spot_img
InícioLei 13.718/2018Integrante da direção estadual do PCdoB é afastado após denúncia de violência...

Integrante da direção estadual do PCdoB é afastado após denúncia de violência e importunação sexual

Integrante da direção estadual do PCdoB, Roony José Bentes Oliveira, foi afastado de todas as funções do partido até que sejam apuradas as denúncias de violência e importunação sexual feitas pela União Brasileira das Mulheres (UBM) e pela Secretaria Estadual das Mulheres do próprio PCdoB. As entidades emitiram uma nota onde pedem a apuração das acusações feitas contra Roony. A direção estadual também se manifestou sobre o episódio.

De setembro de 2018, a Lei de Importunação Sexual (13.718) consiste na realização de um ato libidinoso na presença de alguém e sem seu consetimento. O crime prevê pena que varia de 1 a 5 anos de prisão.

O caso já chegou ao conhecimento das autoridades policiais por meio do registro de um boletim de ocorrência, mas está sendo tratado de forma discreta pelo PCdoB a pedido das vítimas, informou-nos uma fonte. Tentamos falar com a secretária do Comitê Municipal de Belém, Alessandra Sardinha, a fim de obter mais detalhes sobre o suposto caso de violência e de importunação sexual sofrido por integrantes da União da Juventude Socialista (UJS). Alessandra disse estar em reunião e não pôde atender nosso contato.

De óculos escuros e segurando uma bandeira do PCdoB, Roony faz sinal de positivo em manifestação da esquerda paraense.

A secretária estadual de Mulheres do PCdoB e da União Brasileira de Mulheres, Sandra Batista falou de seriedade e isenção no processo de apuração da denúncia. “É um caso grave e não podemos nos precipitar, mas também não deixar de investigar a denúncia feita pelas moças. É a dignidade das mulheres que está em jogo, o que pode ocasionar a expulsão do membro do partido”, salientou Batista. “Posicionei-me pela nota”, acrescentou ela, que lembrou que a presidência nacional do PCdoB é ocupada por uma mulher, a vice-governadora do Estado de Pernambuco, Luciana Santos.

NOTA

A UBM/Pará e a Secretária Estadual de Mulheres do PCdoB/Pará vêm perante a militância do partido para expressar a nossa total solidariedade com as mulheres vítimas de violência e importunação sexual por parte de um membro da direção estadual, conforme manifestação declarada pelas mesmas. Neste momento nos colocamos à disposição para prestar a assistência necessária que elas necessitarem.

Ao mesmo tempo que propugnamos pelas medidas cabíveis no sentido de eliminar do seio do Partido atitude machistas e de violência contra as mulheres, investigando com seriedade e isenção as acusações feitas contra Rony Oliveira.

Lembramos que no ano passado a Direção Nacional realizou uma Conferência específica sobre a importância de se combater o machismo, a misoginia e toda forma de opressão contra as mulheres. Sendo o nosso Partido o que mais se empenha para avançar no protagonismo político social das mulheres e sendo um Partido presidido por uma mulher e tendo nas suas bancadas parlamentares, em suas instâncias e em suas frentes de massas o combate sem tréguas contra a violência contra as mulheres.

Um partido comunista não pode se precipitar na averiguação do caso porém não pode deixar de enfrentar a questão tão grave que atinge a dignidade das mulheres. É necessário o combate férreo no intuito de coibir atitudes totalmente reprováveis como a violência na suas diversas formas contra nós mulheres.
Lutamos por uma sociedade livre da opressão de classe, de gênero, de raça e orientação sexual, acreditamos que uma sociedade só será livre e justa quando livre forem as mulheres da opressão que o patriarcado nós impõe.

Secretaria Estadual do PC do B/Pará
União Brasileira de Mulheres/Pará

AFASTAMENTO

O portal fez contato com o presidente estadual do PCdoB, Jorge Panzera, a fim de saber das possíveis providências a serem adotadas com relação à denúncia contra Roony Oliveira, que é seu amigo pessoal e um dos principais coordenadores de sua campanha como pré-candidato a deputado federal. Panzera encaminhou a seguinte mensagem por aplicativo de WhatsApp:

“Há uma denúncia contra ele, que chegou ao nosso conhecimento ontem. Preventivamente a direção do PCdoB afastou ele de todas as funções, até que tudo seja esclarecido. Toda a violência contra as mulheres é repudiada por nós. No caso da violência sexual a palavra da vítima sempre tem que ser levada em conta”.

Leia também:

Partidos anunciam 3ª via e Flávio Dino deixa o PC do B rumo ao PSB, onde pode ser vice de Lula

RELACIONADOS

Mais visualizados