domingo, março 26, 2023
spot_img
InícioBrasilGoverno FederalIndicada por Bolsonaro e Eguchi, reitora é apontada como responsável pelo caos...

Indicada por Bolsonaro e Eguchi, reitora é apontada como responsável pelo caos administrativo no Hospital Veterinário da UFRA

Uma usuária do serviço veterinário da UFRA entrou em contato com nossa redação denunciando a precariedade na prestação dos serviços por lá. Leia abaixo:

Como tutora de um animal atendido no Hospital Veterinário (Hovet), da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), venho aqui relatar a situação lamentável que hoje, dia 21 de janeiro, eu presenciei durante a espera para atendimento do meu animal. Uma cena de um senhor trazendo duas pessoas para ajudar na limpeza do Hovet, que pelo meu entendimento, naquele momento, não havia ninguém para fazer aquele serviço nas dependências do hospital.

E durante o atendimento do meu animal, conversei com a pessoa que estava me atendendo e ela me informou que no final de 2021 houve o término do contrato da empresa que prestava serviços gerais de limpeza na Ufra e que isso afetou diretamente o hospital.

No dia 4 de janeiro deste ano, o hospital foi fechado, falando inclusive que tem uma nota oficial na página da Ufra sobre essa situação. Na mesma semana houve uma “contratação emergencial” por parte da administração superior, a Reitoria da Ufra, de dois funcionários que trabalhavam no Hovet, onde foi acertado com eles um “contrato” de 15 dias, até a solução efetiva da contratação, período que terminou no dia 19 (quarta-feira), e os servidores não estão mais indo trabalhar, porque não tinham recebido dinheiro nem para o ônibus.

Ou seja, os 15 dias já se finalizaram e nada foi resolvido. O Hovet está correndo sério risco de fechar as portas novamente. Uma outra tutora com quem conversei se referiu que a área de preparo de animais para cirurgia estava suja e uma das pessoas que fica no atendimento de público foi que chegou a limpar.

Portando, a verdade é que a Ufra está sem pessoal de limpeza em todo o campus e, no caso do hospital, o problema se torna mais grave, pois a falta de limpeza diária e adequada torna o ambiente mais insalubre do que é.

Ainda fomos informados sobre outra situação que a secretaria do hospital que funciona também com pessoal terceirizado, já está funcionando em precárias condições, pois antes contava com três pessoas e hoje conta somente com uma. Nos informaram ainda que, a partir do dia 24 próximo, não terá mais nenhum pessoal trabalhando no atendimento ao público presencial e nem pelo telefone no agendamento de consultas.

O caos é total, porque as reclamações ouvidas pelos corredores, hoje, é que nunca o Hovet passou por situação tão caótica como está sendo vivenciado neste mês. E, para manter o atendimento, o hospital depende somente da administração superior/ reitoria contratar e destinar esses serviços que citamos para o hospital.

Em nota publicada na Coluna do Olavo Dutra, ficamos sabendo que a atual Reitora da UFRA é a professora Herdjania Veras, que disputou as últimas eleições internas da instituição e mesmo ficando em 2º lugar, foi nomeada pelo presidente Jair Bolsonaro, por indicação de Everaldo Eguchi, então candidato à Prefeitura de Belém.

“A primeira mulher a dirigir a instituição federal no Pará, Herdjania acumula problemas de gestão desde que assumiu o cargo”, escreveu Olavo Dutra, dizendo ainda que a reitora “está mais perdida do que cachorro em dia de mudança”.

Leia também:

Navio de pesquisa está abandonado há mais de 15 anos no Porto da Ufra

De onde é o dinheiro encontrado pela PF na casa de Eguchi?

RELACIONADOS

Mais visualizados