sábado, janeiro 28, 2023
spot_img
InícioCenso 2022IBGE inicia coleta domiciliar nesta segunda-feira, 1º de agosto

IBGE inicia coleta domiciliar nesta segunda-feira, 1º de agosto

Começa nesta segunda-feira (1º), a fase mais importante do Censo Demográfico 2022: a coleta domiciliar, quando os recenseadores visitam todos os domicílios, para levantar quantos são e como vivem todos os residentes no país. As informações vão compor o grande banco de dados oficiais que, entre outros objetivos, servirá para pautar o futuro do país pelos próximos dez anos. O último Censo foi realizado em 2010.

Na manhã de hoje, representantes do IBGE no Pará detalharam o trabalho iniciado à imprensa durante coletiva. No Estado, o Instituto conta com mais de 7 mil servidores temporários, dos quais 6 mil são recenseadores, atuando em todos os 144 municípios: eles estarão visitando mais de 2 milhões de domicílios, em todo o estado. A concentração maior de domicílios é na Região Metropolitana de Belém (RMB), onde são estimados cerca de 850 mil domicílios a serem visitados.

BELÉM

No Pará, Belém é o município com maior número de domicílios: estima-se que 400 mil unidades serão visitadas. Para isso, conta com 1.212 servidores temporários contratados, sendo 1.088 deles para o cargo de recenseadores.
Por ser o município do Pará com maior quantidade de domicílios, o IBGE “dividiu” Belém em duas grandes Áreas de coleta, com 9 subáreas e 19 postos de coleta (locais físicos cedidos para o IBGE por parceiros onde as equipes que coordenam os recenseadores estarão trabalhando e monitorando sua atuação em campo).

A ÁREA BELÉM 1 (tem 4 subáreas):

Envolve Batista Campos (com 2 postos de coleta, abrange os bairros: Batista Campos, Reduto, Umarizal, Nazaré, São Brás, Fátima); Guamá (3 postos de coleta, bairros: Guamá, Jurunas, Cidade Velha, Cremação, Condor); Marco (2 postos de coleta: Marco, Canudos, Terra Firme, Universitário); Pedreira (3 postos para Pedreira, Telégrafo, Maracangalha, Val-de-cães, Barreiro, Miramar, Sacramenta). A estimativa de domicílios na ÁREA Belém 1 é de 193.541 domicílios, com 530 recenseadores em atuação.

A ÁREA BELÉM 2 (tem 5 subáreas):

Envolve Castanheira (2 postos. Envolve: Castanheira, Souza, Curió-utinga, Águas Lindas, Guanabara, Aurá, Marambaia); Icoaraci (2 postos: Icoaraci, Coqueiro, Parque Guajará); Parque Verde (2 postos: Parque Verde, Cabanagem, Uma, Mangueirão, Benguí, São Clemente); Tapanã (2 postos: Tapanã, Pratinha, Tenoné, Outeiro); Mosqueiro (2 postos: Mosqueiro e Santa Bárbara). A estimativa de domicílios na ÁREA Belém 2 é de 202.701, com 557 recenseadores.

QUESTIONÁRIOS

Existem dois tipos de questionários a serem aplicados neste censo:
O “Básico” (do universo) tem 26 questões e será aplicado em 100% dos domicílios visitados. Nele constam perguntas sobre: lista de moradores; características do domicílio; características dos moradores (identificação étnico-racial – quilombolas e Indígenas; registro civil; educação; rendimento do responsável); mortalidade. A duração média para preenchimento do questionário básico é de 5 e 7 minutos.
O “Ampliado” (da amostra) tem 77 questões, será aplicado em cerca de 10% do total de domicílios e inclui (além dos itens do questionário básico) características como: nupcialidade (pessoas solteiras, casadas, separadas etc); características do arranjo familiar; fecundidade; religião; pessoas com deficiência; migração interna e internacional; educação; deslocamento para estudo; trabalho e rendimento; deslocamento para trabalho; autismo. Para preenchimento de todo o questionário da amostra, estima-se que é necessário entre 25 a 30 minutos.

Com informações da assessoria do IBGE.

Leia também:

No Pará, mais de 33 mil disputam 6.917 vagas de recenseador e agente censitário do IBGE

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais visualizados