Preparem o bolso: a Cosanpa – Companhia de Saneamento do Pará, empresa pública do Governo do Estado, está pleiteando aumento da tarifa de água em Belém e demais municípios, onde a empresa é responsável pelo abastecimento de água.
Em abril deste ano foi encaminhado pedido de reajuste de 96%, o que equivale a quase dobrar o valor que cada morador paga para ter o precioso líquido em suas casas.


Deputado Estadual Thiago Araújo (PPS) propõe Audiência Pública para debater as condicionantes e uma melhor tarifa para a população.
A solicitação foi encaminhada pela COSANPA à AMAE – Agência Reguladora de Água e Esgoto de Belém, para avaliação através do Conselho Superior de Administração, que, de pronto, diagnosticou que o pedido de aumento está muito superior ao ciclo tarifário do período, já que a inflação, no tempo compreendido para o reajuste, chegou tão somente a 3,9%.
Assim, a Cosanpa encaminhou um segundo documento em que pede aumento, agora, de 68.8%. Mesmo com essa diminuição, ainda é um reajuste muito alto, principalmente se considerarmos os péssimos serviços prestados pela Companhia.
Quem depende de água da Cosanpa tem enfrentado uma verdadeira via sacra pra conseguir ter o precioso líquido nas torneiras, tão constantes são as faltas de água, semana sim, semana não.
Essa solicitação de aumentar a conta de água vai afetar sobremaneira a população mais carente de Belém e do interior, que não aguenta mais os péssimos serviços, ainda mais com valor tão absurdo.
Por Diógenes Brandão, autor do blog AS FALAS DA PÓLIS.