A notícia exclusiva que trazemos hoje, de certo desagrada os que gostam de semear contendas no meio político para alferir ganhos, sejam eles financeiros, de poder, ou meros clicks e visualizações em postagens que só servem para implantar palpites, fofocas e intrigas.
Assim como Helder Barbalho e o MDB souberam costurar com tranquilidade e muitos acordos, a reeleição do governador este ano, em Ananindeua, a reeleição do prefeito Dr. Daniel Santos vem sendo tratada como prioridade máxima e assim seguimos assistindo dois ‘animais’ políticos, agindo com extrema lucidez e cálculo em suas mexidas de pedras no tabuleiro eleitoral.
Após candidatar a esposa a deputada federal, Dr. Daniel dispertou o ‘dragão’ que habita no MDB paraense, que queria que a deputada federal Elcione Barbalho (MDB) fosse a mais votada. A incursão para que esse plano fosse realizado esbarrou na determinação da República de Ananindeua tivesse a deputada mais votada e assim ocorreu: Alessandra Haber, esposa do prefeito foi eleita a deputada federal mais votada do Pará, com 258.907 votos, tornando-se também a 15ª mais votada no país.
Assim, a demostração de força acabou incomodando lideranças do MDB que conseguiram pautar a exoneração de nomes indicados pelo grupo político do Dr. Daniel Santos no governo estadual. Em uma clara demostração de solidariedade e afinação política, o vice-prefeito de Ananindeua, Érick Monteiro (PSDB) também entregou os cargos que tinha junto ao governo de Helder Barbalho, de quem é amigo de infância e sempre o ajudou em sua carreira política, desde quando foi vereador e prefeito de Ananindeua por 8 anos.
Apontados como grandes colaboradores da estratégia eleitoral que ajudou Helder a derrotar Márcio Miranda, naquela apertada disputa eleitoral que culminou na eleição de Helder, o grupo político reunido em Ananindeua, comandado por Daniel e Érick, viu recentemente, o governo dar um tiro de festim contra seus aliados.
O resultado foi comemorado por quem quer o fim do enlace político dentro do MDB, entre os líderes de Ananindeua e a família Barbalho.
Ocorre que Helder Barbalho e Daniel refizeram as contas e resolveram sentar para negociar um acordo que evite desgastes para ambos, já que os dois são considerados “players” pragamáticos e racionais.
Nos termos do acordo que ainda está sendo costurado, a deputada federal Alessandra Haber pode assumir uma secretaria estadual, deixando sua cadeira em Brasília para o ex-prefeito de Piçarra de 2012 a 2020 e presidente da FAMEP de 2020 a 2022, Wagne Machado, que se candidato a deputado federal este ano e recebeu 73.798, ficando como primeiro suplente do MDB e Helder Barbalho ter tranquilidade para construir sua sucessão.

Assim, Dr. Daniel Santos teria o compromisso de ter tranquilidade em sua reeleição e o compromisso de Helder Barbalho de acalmar os ânimos dentro do MDB, mantendo a paz e a aliança, pelo menos até meados de 2026, quando a sucessão ao governo estará em pauta.
Leia também: