Em Muaná, município do arquipelago do Marajó, um homem conhecido por “Bigo”, foi encontrado algemado, com uma ferida causada pelo atrito da algema, que deixou um dos seus pulsos com larvas.
Moradores de Muaná nos informaram que Francisco Santos do Santos é um conhecido assaltante e arrombador de casas e estava foragido, tendo diversas passagem pela polícia, por crimes, como furto e roubo e havia rompido sua tornozeleira de monitoramento eletrônico.
Ele havia sido encontrado por PMs no domingo retrasado, em um torneio de futebol no rio Atatá e ficou algemado com os braços para trás afim de ser levado para uma delegacia, mas fugiu e passou uma semana escondido na mata.
Com a mão esquerda quase caindo com a infecção, procurou ajuda de populares, pois o ferimento causado pelo uso das algemas, deixou o membro cheio de larvas.
Após receber alimentos e medicamentos, policiais militares foram acionados para reconherem o home para a delegacia do município, sendo atendido em uma unidade de saúde, onde foi constatado que ele pode perder a mão, devido o estado caótico que seu pulso se encontra.
O fato foi registrado na DPC de Muaná conforme número do Boletim de Ocorrência Policial nº 00132/2021.000783-6.





Até o fechamento desta matéria, nenhuma entidade, como a Comissão de Direitos Humanos da ALEPA e a OAB esbouçaram qualquer nota sobre o ocorrido.