Matéria do jornal Folha de São Paulo trouxe uma lista de candidatos da preferência de Lula para disputar o senado nas eleições de 2022. No Pará, o atual senador Paulo Rocha aparece como o único candidato apontado pelo ex-presidente.
O deputado federal Beto Faro, que possui ampla maioria no diretório estadual para se escolhido como candidato pelo PT-PA à vaga de senador e está em plena campanha, nem sequer foi citado pela matéria, que aborda a preferência de Lula por eleger senadores, ao invés de governadores.

No próximo dia 13 de novembro, o diretório estadual do PT se reunirá para definir que será o candidato do partido ao senado.
Presidente do PT estadual e com o controle de cerca de 80% dos membros do Diretório petista no Pará, o deputado federal Beto Faro constrói as pontes para ser aclamado como candidato ao senado pelo PT e conta com o apoio da maioria dos grupos internos do partido e de fora dele, inclusive do governador Helder Barbalho (MDB).
No entanto, no PT nacional, bem como para Lula, a preferência é que Paulo Rocha seja reeleito, algo até natural já que o senador vem se mantendo fiel ao grupo do ex-presidente e da cúpula partidária, que lhe ditam ordens diretamente de São Paulo e Brasília.
Vale lembrar que em 2016, o professor Mário Cardoso foi eleito pelo diretório estadual do PT, como candidato do partido para o governo do Pará, mas Lula apontou Ana Júlia Carepa para o pleito, ficando Mário para disputar e perder a vaga do senado, enquanto Ana se elegeu governadora.
Desde então, Mário Cardoso ainda chegou a assumir a SEDUC, depois disputou a prefeitura de Belém, mas foi derrotado e sumiu da política e do PT.
Leia também: