terça-feira, setembro 27, 2022
Google search engine
InícioPolíticaCidadesFamílias de Marabá precisam de abrigos dignos e doação de alimentos

Famílias de Marabá precisam de abrigos dignos e doação de alimentos

Cerca de 600 famílias do município de Marabá estão desabrigadas devido a falta de estrutura para conter a cheia do rio Tocantins, que subiu e alcançou a marca de 11,68 metros em apenas 12 horas.

Só nesta última sexta-feira (7), foram realizadas 220 mudanças, em 20 caminhões que retiram as pessoas e seus movéis das casas atingidas pelas enchentes, em diversos pontos do município.

A maioria das famílias não puderam aguardar a ajuda dos órgãos públicos e acabaram tendo que dar seu jeito para fugir de suas casas e tentar salvar o que puderam, mas os prejuízos são grandes.

A prefeitura de Marabá vem tentando ajudar as famílias desabrigada, mas há muitas queixas.

O deputado estadual Tony Cunha usou suas redes sociais para comunicar que solicitou que o Governo do Pará ofereça o Centro de Convenções de Marabá à prefeitura da cidade. Segundo o parlamentar, o local é o mais apropriado para abrigar as centenas de famílias desabrigadas pelas cheias.

Não é adequado, ante a inexistência de uma estrutura planejada na cidade, que as famílias sejam colocadas em terrenos baldios e praças, em barracos improvisados sem água potável, energia elétrica e mantimentos. Além disso, muita economia teremos, pois não haverá “gasto” com tapumes, madeira e materiais para fazer abrigos improvisados. O único espaço que pode receber as pessoas com o mínimo de dignidade é o Centro de Convenções.

Tony Cunha, deputado estadual.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) emitiu alerta para a elevação do rio, dizendo que o nível do rio deve continuar acima de 10 metros pelos próximos sete dias, devido à influência de chuvas frequentes e volumosas previstas para a área.

AÇÃO CIDADANIA DOA ALIMENTOS, MAS PRECISA DA SUA AJUDA

A ONG Ação Cidadania através da Campanha Brasil Sem Fome e em parceria com a está ajudando as famílias desabrigadas doando cestas de alimentos, mas precisa que você também ajude doando itens alimentícios, roupas, materia de limpeza e higiene, bem como água mineral. As doações podem ser feitas pelo contato: (94) 99217 9966 e pelo PIX 94 981435288

Fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a Ação da Cidadania nasceu em 1993, formando uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza.

Criada no auge do Movimento pela Ética na Política, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida se transformou no movimento social mais reconhecido do Brasil. Seu principal eixo de atuação é uma extensa rede de mobilização formada por comitês locais da sociedade civil organizada, em sua maioria compostos por lideranças comunitárias, mas com participação de todos os setores sociais.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncios -spot_img

Mais visualizados