A mais nova Fake News plantada em um blog paraense famoso por trazer à tona esse tipo de notícia falsa, acabou influenciando até mesmo o portal Roma News, veículo de comunicação comandado por Rômulo Maiorana Jr e seu filho, Giovanni Maiorana.
A notícia falsa começou a circular na tarde deste sábado, 28 e só no fim da noite foi desmentida por nada mais, nada mesmo que o principal “marqueteiro” do PSDB: Orly Bezerra, em um grupo de jornalistas e profissinais do marketing político eleitoral.
Em duas mensagens curtas, Orly desmentiu a informação de forma enfática:
Olha quem também deu a notícia fake: Sávio Barbosa, que todos sabemos não divulga uma linha sem ter a autorização e a liberação da Torre.
Garanto que nada disso aconteceu. Notícia plantada, por quem quer ver o Jatene longe da candidatura ao Governo.
Orly Bezerra, publicitário que coordenou o marketing eleitoral dos últimos governadores e diversos prefeitos do PSDB no Pará.
Além de inventar que Jatene seria candidato ao senado e Flexa ao governo do estado, a narrativa criada pela Fake News entra em contradição ao afirmar que o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro já teria sido escolhido como candidato ao Senado, o que é impossível para qualquer partido, ter dois candidatos à mesma vaga em uma eleição majoritária, sobretudo quando só há uma vaga de senador nesta disputa eleitoral de 2022.
Já é de conhecimento da classe política e da opinião pública paraense, que o blog que publicou a fake news, quando não está servindo para espalhar mentiras, ou calúnias, está bajulando políticos aliados e seus patrocinadores.
A suspeita de diversos jornalistas profissionais é que o chefe da redação de um portal de notícias, de um jornal paraense, seja o autor dos textos assinados pelo “blogueiro de aluguel”.
OS FATOS CONCRETOS
Mesmo com a decisão da ALEPA, onde a maiora esmagadora dos deputados estaduais do Pará, tornou inelegível o ex-governador Simão Jatene, ele se prepara para voltar a disputar o governo do Pará em 2020, mesmo ano em que o ex-senador Flexa Ribeiro avalia se vem candidato ao senado ou para a Câmara dos Deputados.
No entanto, a perspectiva de que Jatene venha realmente se candidatar ao governo do Pará, em seu atual e antigo partido, ainda é incerta, já que depois dos deputados tucanos terem votado a favor da reprovação das contas do ex-governador e o PSDB decidiu formalizar o apoio a Helder Barbalho, a possibilidade de que o tucano saia do partido, em direção a outra legenda é altíssima.
O certo é que as pedras do tabuleiro político ainda estão sendo cuidadosa e lentamente mexidas.
Segundo fontes seguras, Jatene tem frequentado uma sala em um prédio comercial de Belém, onde recebe prefeitos, empresários e lideranças políticas.
No dia 14 de Julho deste ano, o presidente do diretório estadual do PSDB nos enviou mensagem onde afirmou ser Fake News a informação de que havia jantado com Márcio Miranda e Simão Jatene.
No dia 16 deste mês, o presidente do PSD no Pará, Helenilson Pontes usou suas redes sociais para postar uma foto com o ex-candidato ao governo do estado, Márcio Miranda (DEM) e o ex-governador Simão Jatene.
Além disso, vira e mexe Jatene é visto em fotos com outros nomes que estão aptos a serem lançados à disputa eleitoral do ano que vem.
O certo é que até agora, só o governador Helder Barbalho (MDB) confirma que será candidato à reeleição, mas não há nenhuma decisão tomada em relação à quem o enfrentará nas urnas, tornando toda essa boataria dos supostos bastidores, como mera especulação.
Leia também:
Nilson Pinto nega “jantar político” com Jatene e Márcio Miranda
Quem patrocina o blog que ataca Simão Jatene?