terça-feira, fevereiro 7, 2023
spot_img
InícioCulturaFAB realiza Exposição Fotográfica no Shopping Bosque Grão-Pará

FAB realiza Exposição Fotográfica no Shopping Bosque Grão-Pará

Iniciou na última quarta-feira (4) e termina neste domingo (8), no piso superior do Shopping Bosque Grão–Pará, a Exposição Fotográfica promovida pelo Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA), sediado na Base Aérea de Belém (BABE). A exposição faz parte das comemorações dos 53 anos da Unidade Aérea conhecida como Esquadrão Tracajá, celebrado no dia 12 de junho.

Os apaixonados por aviação poderão conferir, em imagens, um breve histórico e as inúmeras atividades executadas pelo Esquadrão Tracajá ao longo do tempo em apoio à sociedade brasileira, principalmente na Região Amazônica. Além disso, maquetes (miniaturas) de aeronaves operadas pelo 1º ETA também estão em exposição.

E para descontrair o evento, no sábado (7) houve a apresentação da banda de música da Base Aérea de Belém, presenteando o momento com uma coletânea especial.

Histórico – O 1º ETA é responsável por realizar missões de transporte aeroterrestre, logístico, lançamento de cargas, transporte de órgãos, evacuação aeromédica, missões humanitárias e de socorro a vítimas em casos de desastres naturais, operações em conjunto com demais forças armadas e instituições governamentais, entre outras. O esquadrão operou as aeronaves Catalina e C-47 Douglas, importantes vetores para o desenvolvimento e integração da região Amazônica com o restante do país após a Segunda Guerra Mundial.

O símbolo do 1º ETA é um tracajá, uma espécie de tartaruga típica da região, de grande robustez, dotada de asas imaginárias. O seu lema é “Devagar, mas chego lá”, representando a lentidão dos Catalinas, mas que sempre cumpriam suas missões.

Leia também

Os eventos mais badalados do Círio 2021

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais visualizados