Dando continuidade aos estudos dos cargos proporcionais, o instituto Doxa Pesquisas atualizou o estudo para deputado estadual, agora com 6.000 entrevistas. Segundo o diretor do instiuto, o cientista Dornélio Silva, esse estudo é baseado em três pesquisas estaduais realizadas nos meses de agosto e duas em setembro. As ‘pesquisas estão registradas no T.R.E conforme os números PA-04691/2022; PA-00475/2022; PA-09000/2022.
“O estudo faz uma simulação de uma eleição a partir dos votos válidos atribuídos aos candidatos, de maneira espontânea, isto é, o eleitor respondeu a seguinte pergunta: “se a eleição fosse hoje em quem você votaria para deputado estadual?”. Depois nomeamos cada candidato ao seu respectivo partido. Em seguida somamos os votos de cada partido. Com essa informação pudemos aplicar um coeficiente eleitoral no universo da pesquisa, em seguida aplicamos um coeficiente partidário o que projetou a quantidade de cadeiras que cada partido preencheria. Após saber a quantidade de vagas preenchidas por partido, buscamos em cada partido o preenchimento das vagas por aqueles mais votados de cada agremiação”.
Dornéli Silva, cientista política e diretor do Instituto DOXA de Pesquisas.
Pelo novo estudo, o MDB faria 10 deputados; a federação PSDB/CIDADANIA faria 4; o PDT, PL, PODE,, PTB, REPUBLICANOS fariam 3 deputados cada; o PP, PSB, PT/PCDOB/PV, UNIÃO, e PSC fariam 2 deputados cada. O PSOL/REDE e PSD fariam 1 deputado cada.
Pelo estudo, 10 partidos e 3 federações comporiam a nova legislatura por 4 anos. Nas tabelas seguintes, podem ser visualizados os possíveis nomes que comporão a Alepa por partido.
Vale ressaltar que é um estudo que valida o momento da pesquisa. Mesmo faltando 5 dias para as eleições, ainda existem mais de 45% de eleitores que não tem nenhum candidato definido. Isso pode mexer no tabuleiro eleitoral na reta final de campanha.
Encabeçando a lista dos 10 deputados mais votados e que podem ser eleitos, consta o nome do deputado estadual Chicão (MDB), atual presidente da ALEPA e apontado com um possível sucessor de Helder Barbalho (MDB), nas eleições de 2026.






FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral Pará
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-04691/2022; PA-00475/2022; PA-09000/2022
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 2,25% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Período: Agosto e Setembro de 2022
Local: Estado do Pará
Amostra: Foram entrevistados 6000 eleitores.
Estatístico Responsável: Jadson Chaves – CONRE: 8010
Leia também:
Lula abre vantagem de 9,4% sobre Bolsonaro e disputa para senado está indefinida, diz DOXA
Na disputa pelo Senado, Beto Faro e Mário Couto estão empatados com 20%
Ananindeua pode ter 10 candidatos na disputa pela ALEPA. 05 já estão na casa