Com 28 mil metros quadrados de área construída, inaugurado por Simão Jatene em dezembro de 2018 e em Setembro de 2019, dez meses depois, reinaugurado por Helder Barbalho, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) é o maior hospital público do Pará, possuindo 269 leitos, sendo 150 de internação e 119 complementares, dentre os quais, 60 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (20 pediátricos, 20 neonatais e 20 adultos) e 30 leitos em Unidade de Cuidados Intermediários (UCI Neonatal).
Nada disso evitou que um homem morresse após demora no atendimento, depois de chegar ao hospital esfaqueado por um homem que ainda não foi identificado.
O homem esfaqueado se chama Joubert Matos da Paixão e tinha 37 anos. O motivo da agressão sofrida seria uma discussão por times de futebol. Além de Joubert, o agressor esfaqueou outro homem, após ter deferido um golpe no coração da primeira vítima.
Segundo reportagem do programa Balanço Geral, da tv Record, PMs demoraram a chegar até o corpo da vítima que ficou estirado no meio da rua, após ser ferido pelo assassino. Ao chegarem no local do crime e terem levado a vítima para a UPA de Icoaraci, esta se encontrava fechada. Daí foram ao Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, onde a demora no atendimento e a gravidade do golpe da faca, levaram ao óbito de Joubert.
Assista a cena em que o assassino comete o crime que ceifou a vida da vítima e perceba que outras pessoas também poderiam ter sido feridas ou mortas.
O dono do bloco Rabo de Peru afirma que havia 250 homens fazendo a segurança do arrastão na vila de Icoaraci, assim como o governador do estado diz que a PM e demais agentes do Sistema de Segurança do Estado estavam preparados para agir de forma preventiva e na contenção de crimes como esses, que ocorreram no término do carnaval da capital paraense.