segunda-feira, janeiro 30, 2023
spot_img
InícioSaúdeEm Batista Campos, parte do teto do CAPs Grão-Pará desaba e prédio...

Em Batista Campos, parte do teto do CAPs Grão-Pará desaba e prédio mantém riscos

Nos dias que sucederam os três casos de suicídio ocorridos em Belém e que ganharam repercussões na imprensa, dentro dos poderes, e sobretudo nas redes sociais e, de tabela, trouxe à tona o debate em torno do problema da saúde mental, o portal Diógenes Brandão recebe denúncia justamente relacionada aos atendimentos de Centros de Atendimento Psicossocial da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

No caso da denúncia, trata-se do CAPs Grão-Pará, localizado na rua do Tamoios. Parte do teto daquele prédio desabou no último sábado (21). Nas fotos, é fácil notar as péssimas condições do espaço físico destinado ao atendimento público e com risco iminente de novos desabamentos.

RISCO DE NOVOS DESABAMENTOS E TRANSFERÊNCIA DE PACIENTES

De acordo com uma fonte consultada pelo portal Diógenes Brandão, a insegurança já era de conhecimento da Sespa e não foi resolvida até então. O prédio antigo estaria comprometido e sob risco de acidentes, sendo que, devido o desabamento, os pacientes estariam sendo transferidos e funcionários adoecendo com problemas relacionados à sinusite.

LEITOS, 24 HORAS E ESTÁGIO

De acordo com a Sespa, com 20 anos de funcionamento, o Grão-Pará está inserido na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (Raps) como Caps tipo III porque dispõe de nove leitos, que funcionam 24 horas, para o acolhimento de pacientes com maior necessidade de cuidados, que podem permanecer por um período de até 15 dias. O Caps Grão-Pará também é campo de estágio para estudantes dos cursos da área de Saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

SERVIÇO

No Pará, além de diversos Capss instalados em todos os municípios das 13 Regiões de Saúde, a população conta com seis Centros que estão sob gestão estadual localizados em Belém e Santarém. O usuário pode ir diretamente ao mais próximo da sua casa, não precisa de encaminhamento. Acesse o link a seguir e veja qual o Caps mais perto da sua casa: http://www.saude.pa.gov.br/cidadao/hospitais/centros-de-atencao-psicossocial-caps/

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais visualizados