segunda-feira, janeiro 30, 2023
spot_img
InícioPolíticaELEIÇÕES 2020: EM TUCURUÍ, UNIÃO DE JAIRO A ALEXANDRE FORTALECE MDB

ELEIÇÕES 2020: EM TUCURUÍ, UNIÃO DE JAIRO A ALEXANDRE FORTALECE MDB

As eleições municipais de 2020, em Tucuruí, mobiliza a população e os políticos locais. O processo eleitoral vem sendo monitorado no municípioi desde as últimas três eleições, através de estudos eleitorais, realizados pelo Instituto DOXA, o que dá elementos suficientes para se fazer uma análise precisa da evolução do quadro eleitoral no município.

A última eleição, 2016, foi polarizada entre o candidato do PMDB, Jones William e do PSDB, Jairo Holanda, candidato apoiado por Sancler, prefeito na época.  Jones ganhou a eleição, mas em julho de 2017 foi assassinado.

O vice, Artur Brito assumiu, mas o município teve momentos conturbados onde o vice foi afastado, assumindo o presidente da Câmara; depois Artur volta a assumir.  Hoje, as pesquisas mostram uma insatisfação muito grande em relação à administração de Artur Brito.

Visando às eleições de 2020, os grupos políticos se articulam. Jairo Holanda havia se lançado pré-candidato pelo PSDB na expectativa de alcançar um resultado melhor,  tendo em vista que ficou em  segundo lugar na eleição passada. Agora sai do PSDB e se filia ao MDB, juntando-se ao grupo de Alexandre Siqueira, pré-candidato do partido às eleições municipais. Avaliando quatro pesquisas realizadas pela Doxa, a média das intenções de voto de Jairo era de 37%; enquanto a de Alexandre era de 23%. Com a união dos dois, o MDB fica bem mais fortalecido, chegando aos 60% da intenção de votos, se juntarmos os votos de Jairo e Alexandre.

O ex-prefeito Sancler que disputou uma vaga pra deputado estadual, mas perdeu a eleição, tenta rearticular-se. A sua média nas pesquisas é de 7,3%. O atual prefeito, Artur Brito vai tentar a reeleição com uma alta avaliação negativa de seu governo. A sua média de intenção de voto é de apenas 1,2%.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais visualizados