terça-feira, fevereiro 7, 2023
spot_img
InícioPolíticaEdmilson defende revolução cubana e crítica EUA pelo bloqueio econômico

Edmilson defende revolução cubana e crítica EUA pelo bloqueio econômico

O único prefeito do PSOL no Brasil, Edmilson Rodrigues gravou um vídeo e fez um discurso enfático nesta quarta-feira, 14, onde defendeu a revolução cubana e criticou duramente a política norte-americana e o embargo econômico contra a “ilha de Fidel”.

A ilha caribenha vem sendo palco de grandes manifestações, que deram início no último domingo, 11, e pedem liberdade e democracia.

Protestos nas ruas de Havana, capital cubana levaram milhares de pessoas a reivindicar melhorias na qualidade de vida e pedir mais liberdade e democracia. Foto de Yamil Lage / AFP.

A onda de protestos varre o país e o governo acusa as manifestações de serem incentivadas e patrocinadas pelo EUA, como uma tentativa de golpe ao regime implantado em Cuba, desde a sua revolução, que emergiu um regime socialista, após a derrubada do ditador Fulgencio Batista, no dia 1 de janeiro de 1959.

O movimento revolucionário denominado de Movimento 26 de Julho era liderado pelo guerrilheiro revolucionário Fidel Castro, que governou a República de Cuba como primeiro-ministro de 1959 a 1976 e depois como presidente de 1976 a 2008.

PREOCUPAÇÃO COM O POVO IRMÃO

Essa não é a primeira vez que o prefeito de Belém tira um tempo em sua agenda como gestor municipal para reafirmar suas convicções ideológicas sobre o país que chama de irmão.

Edmilson exalta a revolução cubana, parabeniza o presidente do país, Miguel Díaz-Canel e diz que apesar de ter derrotado o fascismo de Trump, o atual presidente americano, Joe Biden “desenvolve uma geopolítica de guerra, criminosa, que planeja, por exemplo, guerra contra a Rússia, que planeja a destruição das conquistas da revolução cubana”, afirmou.

Assim que foi publicado nos grupos de Whatsapp, o vídeo foi compartilhado por militantes do PSOL e da esquerda paraense. No entanto, curiosamente, o vídeo não foi postado nas redes sociais de Edmilson, que passou a receber muitas mensagens de apoio, mas também fortes críticas.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais visualizados