Mesmo usadas como vetor de distribuição de fake news e outros males, as redes sociais são instrumentos que permitem que a sociedade se expresse e cobre ou revele o que muitas vezes a grande imprensa não faz.
E foi assim que após uma série de denúncias feitas através das redes sociais, o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, em contato com a redação do portal diogenesbrandao.com, informou ainda na manhã deste último domingo (25), que a SEURB foi notificada sobre uma obra irregular na av. Brás de Aguiar, bairro de Nazaré – área nobre de Belém e um dos metros quadrados mais caros da região norte – e que na sexta-feira, 23, enviou uma equipe do Núcleo Setorial de Código de Posturas (NSCP) da Secretaria Municipal de Urbanismo ao local.




Chegando ao local, os agentes não conseguiuram encontrar e nem fazer contato com o proprietário do estabelecimento. Sábado, voltaram e novamente não conseguiram sucesso. O órgão esclareceu que ainda na segunda-feira,26, as equipes retornariam ao local para realizar a retirada da mureta, que havia tido a obra inciada sem as devidas autorizações.
As primeiras denúncias acionaram o Ministério Público Estaduial, que através do promotor de justiça Raimundo Moraes, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente, Patrimônio Cultural e Urbanismo, determinou que a prefeitura de Belém tomasse as medidas necessárias para deter a obra irregular.
“O Promotor Raimundo Moraes, do Meio Ambiente e do Patrimônio Público, surge como um verdadeiro defensor-cidadão para proteger a Cidade dos abusos diariamente cometidos em Belém. (…) Pena que o nobre amigo prefeito tenha terceirizado o monitoramento das redes sociais a alguns assessores que pensam estar ajudando “blindando’ o prefeito das vozes e reclamos das ruas, mas acabam isolando o gestor público do povo que vota e elege. O problema , como em outros escalões , é que a Comunicação que se pratica ainda é no modo analógico em plena Era Digital”, escreveu o jornalista Francisco Sidou, amigo de Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém.

“A população exerce um papel único e importantíssimo para que a Seurb realize um trabalho ainda mais efetivo. Com essas ações, repassamos para a comunidade as informações necessárias sobre as obstruções que impeçam a livre circulação dos pedestres, assim como a proibição ao fechamento de vias, que impossibilitem o ir e vir das pessoas”, disse o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.
Canais de atendimento
Para solicitar atendimentos ou realizar denúncias, a população pode entrar em contato com o Núcleo Setorial de Código de Posturas através do WhatsApp 91 – 98418-3491 e do telefone fixo 3251-4468 ou comparecer ao atendimento presencial na Secretaria Municipal de Urbanismo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na sede da Seurb, localizada na Av. Governador José Malcher, n.º 1.622.
Leia também: Belém: Nova pesquisa reafirma alta rejeição de Edmilson e intenção de votos em adversários