terça-feira, fevereiro 7, 2023
spot_img
InícioPolíticaDelegação Paraense participa da XXIII edição do Marcha a Brasília

Delegação Paraense participa da XXIII edição do Marcha a Brasília

Prefeitos, prefeitas e representes de entidades regionais do estado do Pará participam nesta semana da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O importante encontro inicia nesta segunda-feira(25), com o credenciamento, e vai até o próximo dia 28 no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). A última edição da Marcha ocorreu em 2019, sendo suspensa em 2020 e 2021 por conta da pandemia da covid-19.

A comitiva paraense é liderada pelo presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que destaca o importante momento de união para que pautas importantes sejam apresentadas.

“Depois de dois anos sem Marcha, este será um grande momento para que nossos municípios apresentem suas demandas ao atual governo, aos ministros e aos presidenciáveis que têm a intenção de disputar as eleições deste ano, assim como, nossa comitiva terá a oportunidade de apresentar a pauta municipalista 2022 à bancada paraense”, afirma o presidente da Famep.

Serão várias as demandas municipalistas a serem debatidas na XXIII Marcha a Brasília, entre elas, a necessidade de uma reforma tributária capaz promover uma melhor e mais justa distribuição da arrecadação de impostos e tributos entre a União, os Estados e municípios. Outra reivindicação importante é a garantia que o governo federal não crie programas conferindo mais encargos aos municípios.

Outros pontos altos da marcha serão a entrega da pauta municipalista, a apresentação das propostas, os questionamentos dos prefeitos junto aos pré-candidatos à Presdidência da República nas eleições de outubro de 2022 e por fim, a carta municipalista 2022.

Programação

No primeiro dia, a partir de 11 horas, os gestores estarão realizando e já participando de painés técnicos que vão abordar os mais diversos temas. Neste mesmo dia, a entidade promove reunião do Conselho Político.

Entre os pontos de atenção está a abertura oficial do evento, que acontece na manhã desta terça-feira (26). Com a temática ‘Município: o caminho para um Brasil melhor‘, a Marcha programou além dos painéis temáticos, a participação de três candidatos à Presidência da República no palco principal. O dia encerra-se com a palavra aberta aos gestores municipais e o encontro com as bancadas parlamentares.

Já no dia 27 de abril, a manhã inicia com a assembleia geral da entidade, seguida de duas programações políticas: movimento municipalista e o Congresso Nacional, com a participação de parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, seguido de discussão sobre os royalties do petróleo. A tarde, a programação começa com homenagens seguido da participação de outros três candidatos à Presidência da República.

O último dia é marcado por discussões de temas importantes para a gestão municipal, como saúde e desafios da assistência social no pós-pandemia da covid-19. A programação termina no fim da manhã do dia 28 com os resultados dos painéis temáticos e a leitura da Carta da XXXIII Marcha.

Fique atento

Para entrada no CICB, o participante deve estar com o comprovante de vacinação contra a covid-19 em mãos ou em meio digital, com duas doses ou dose única, para agilizar a entrada. Para participar da Marcha, os inscritos devem estar com o crachá do evento, entregue no ato do credenciamento. O uso de máscara é obrigatório.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais visualizados