segunda-feira, março 27, 2023
spot_img
InícioPolíticaDe porto de Moz, Berg Campos é o prefeito melhor avaliado em...

De porto de Moz, Berg Campos é o prefeito melhor avaliado em 2019

A DOXA Pesquisa acompanhou o trabalho do prefeito de Porto de Moz, Berg Campos (PTB) ao longo do ano de 2019, quando o instituto realizou três pesquisas, tanto de avaliação administrativa, quanto de perspectivas eleitorais para 2020, tendo em vista que o prefeito vai disputar a reeleição.

Pela série histórica, Berg vem em processo de evolução quando se avalia os números que atestam o trabalho que ele desenvolve no município, sendo o prefeito paraense melhor avaliado, entre os gestores em que a DOXA realizou checagens, através de estudos eleitorais no ano que passou.

A conclusão é fruto da análise destas três pesquisas feitas no município que somou uma amostra de 2.000 entrevistas. As pesquisas foram realizadas pelo Instituto DOXA, nos meses de abril, setembro e dezembro de 2019.

A metodologia utilizada nos estudos é a quantitativa exploratória com distribuição proporcional pelas zonas rural e urbana e pelos bairros da cidade. Além dessa proporcionalidade, a pesquisa foi distribuída conforme o número de homens e mulheres e faixa etária da população do município. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado final da pesquisa com intervalo de segurança de 95%.

Em abril, a aprovação do governo era de 58,2%; enquanto sua reprovação atingia 41,8%. Em estudo detalhado dessa pesquisa buscou-se saber o perfil de quem estava Reprovando.

De posse dessas informações, o prefeito e sua equipe buscaram reverter
esse processo com trabalho.

Já na pesquisa de setembro de 2019, cinco meses depois, o quadro já havia mudado. A aprovação de Berg atingiu 76,3%; enquanto que a reprovação caiu para 10,5%. E 13,2% não souberam avaliar.

Na pesquisa de dezembro, a aprovação sobe para 80,3%; enquanto que a Reprovação passa para 17,2%. E 2,5% não souberam responder.

AVALIAÇÃO CONSOLIDADA COMPARATIVA DO GOVERNO BERG CAMPOS

Procurado para comentar o bom desempenho da gestão, o prefeito Berg Campos lembrou, inicialmente, que Porto de Moz, município de 40 mil habitantes, “sobrevive através dos repasses do governo federal e estadual. Não recebe royalty, não temos minérios, não temos grandes indústrias e nem hidrelétrica, mas com os recursos que arrecadamos soubemos investir em obras e serviços prioritários para a população”. E destaca que são mais de 410 obras e serviços que foram e que estão sendo implementados no município. Exemplifica algumas dessas obras e serviços: “Pagamentos dos servidores em dia e sempre pagamos 50 % do décimo terceiro salário em julho”. Na área de Educação, “recuperamos e ampliamos 27 escolas, construímos 13 novas e três estão em construção”. “Os nossos alunos recebem kits escolares no inicio do ano letivo”. Além disso “construímos o espaço cidadania e o centro de atendimento à população”. Berg construiu, também, o camelódromo
municipal.

Em parceria com o governo do Estado, a Prefeitura implementou 13 km de asfalto e 16,5 km estão em obras. A questão da água potável era um problema, no entanto, com o governo Berg houve uma recuperação do sistema de abastecimento central. E na zona rural “estamos perfurando 200 poços artesianos e construindo 100 sistemas de abastecimento de água”.

Os serviços não param por ai, de acordo com Berg, em parceria com o Governo Federal, o município de Porto de Moz é o único no Brasil que possui o programa Luz para Todos através de energia fotovoltaica (placas solar) que beneficiou mais de 2 mil famílias.

“Podemos citar outros serviços, como a realização do comando de saúde na zona rural, implantamos câmeras de monitoramento 24 h para combater a criminalidade, construímos 08 salões comunitários, construímos 08 casas de farinha comunitárias, colocamos grupo geradores de energia em 34 vilas da zona rural, construímos mais de 5 mil metros de pontes, entre outras obras de pequeno porte”.

BERG CONSOLIDA SUA INTENÇÃO DE VOTO

Além do monitoramento da avaliação do governo Berg, a Doxa acompanhou o desempenho eleitoral dos principais grupos políticos de Porto de Moz. A avaliação positiva do governo Berg vem repercutindo na intenção de voto do eleitor. Em Abril, Berg tinha 39,9% de intenção de voto; já em setembro, esse índice subiu para 42,9%.

Na última pesquisa, o atual gestor fecha o ano com 49,3% das intenções de voto. Ray Diesel (SD) aparece em abril com 29,7%. Em setembro há uma queda, chegando a 23,9%. Ele fecha o ano com 19,8%.

Eduardo Fonseca (PT) sai de 2,9% em abril, sobe para 6,0% em
setembro
e na pesquisa de dezembro vai para 6,2%.

Eliana Fonseca (PSDB) não foi testada em abril. Em setembro ela atingiu 10,0% das intenções de voto, chegando em dezembro com 6,8%.

RELACIONADOS

Mais visualizados