Como você deve estar acompanhando, o tema “Inovação” tem sido destaque nos programas de televisão, revistas especializadas, jornais nas mídias sociais. Diversos gurus da administração têm apontado que as temáticas Tecnologia & Inovação cada vez se tornam mais imprescindíveis para garantir competitividade e sustentabilidade nos negócios, independentemente do tamanho da empresa.
As novas tecnologias digitais disponíveis (cloud, big data, internet das coisas, inteligência artificial etc..), as facilidades para comprar/vender de forma virtual, os concorrentes que competem de qualquer lugar e as exigências dos clientes, são elementos que têm impulsionado uma empresa a adotar práticas de inovação visando promover processo de transformação digital. Em geral, a inovação pode ser aplicadas com diferentes focos nas empresas:
– inovação de produto/serviço (agregar valor ao cliente e se diferenciar dos concorrentes);
– inovação de processo (otimizar para reduzir custo ou melhorar a eficiência)
– inovação do modelo de geração (repensar o próprio negócio para ser mais competitivo).
Entretanto, diversas pesquisas têm destacado que um dos principais problemas para fazer a inovação acontecer nas empresas brasileiras é a falta de profissional qualificado. Isso se justifica porque não há no mercado um curso de formação em inovação com foco em gestão empresarial ou de negócio.
Diante deste contexto, a UEPA (Universidade do Estado do Pará) estruturou o curso de Especialização em Gestão da Inovação e da Transformação Digital.
Sob a coordenação do geral do Prof. Dr. Antônio Batista Ribeiro Neto, o Curso irá trabalhar com profissionais com muita experiência no mercado, portanto a metodologia será toda orientada para atividades práticas, visando preparar profissionais para liderarem o processo e a gestão da inovação em seus locais de trabalho (nas suas respectivas empresas).
Este curso de Especialização em Gestão de Inovação e Transformação Digital tem foco na
qualificação de profissionais que trabalham (ou que irão trabalhar), tanto em organizações públicas, quanto privadas, provenientes do Estado de Pará e da Região Amazônica, e dessa forma desenvolvem competências para que respondam aos desafios de suas respectivas organizações de forma técnica e sistematizada para manter (ou superar) o nível de competitividade exigido pelo mercado.
Atualmente, não há nenhum curso de especialização em Gestão de de Inovação no Estado do Pará e nos demais estados da Região Norte do Brasil. Com esta abordagem (strictu sensu) de especialização, abre-se espaço para a realização de pesquisas e publicações com maior profundidade neste tema, isso poderá resultar em identificação e análise de questões particulares da inovação em situações e contextos restritos à região amazônica.
Não perca esta chance, inscreva um profissional da sua empresa neste curso pioneiro em Belém, no Pará e no Brasil. As aulas estão previstas para iniciarem em abril/2023.