Muita gente não sabe, mas a disputa pela única vaga ao senado no Pará nas eleições 2022 é considerada pelos cientistas políticos, marqueteiros e demais atores políticos como a mais acirrada e difícil de se prever quem sairá vencedor. É claro, que cada um vê em sí a chance de ser eleito, mas em uma eleição majoritária – sistema utilizado nas eleições para os cargos de Presidente da República,


As fotos dos candidatos foram retirada das suas páginas e perfis do Facebook, que podem ser acessados com um simples click em cima do nome de cada um deles, para nossoas leitores terem acesso às informações e postagens dos mesmos.
Conheça abaixo, em ordem alfabética, os 12 candidatos apresentados para a disputa ao senado no Pará:






Paulo Castelo Branco (PROS)






Ao dizermo que nas eleições majoritárias o candidato eleito será o que tiver o voto da maioria, esta pode ser:
a) Maioria simples ou relativa, onde é eleito aquele que obtiver o maior número dos votos apurados; ou
b) Maioria absoluta, onde é eleito aquele que obtiver mais da metade dos votos apurados, excluídos os votos em branco e os nulos.
A exigência de maioria absoluta visa dar maior representatividade ao eleito, ocorrendo nas eleições para Presidente da República, governador de estado e do Distrito Federal e prefeito de município com mais de 200.000 (duzentos mil) eleitores.
Nessas hipóteses, caso o candidato com maior número de votos não obtenha a maioria absoluta, deverá ser realizado segundo turno entre os dois candidatos mais votados, em razão do disposto nos arts. 29, inciso II, e 77 da Constituição Federal.
Leia também:
Pesquisas divergem sobre quem lidera a disputa pelo senado no Pará