terça-feira, março 21, 2023
spot_img
InícioEsporteCom incentivo da Prefeitura, nadador garante medalha de ouro ao Brasil

Com incentivo da Prefeitura, nadador garante medalha de ouro ao Brasil

O jornalista paraense Filipe Faraon foi medalha de ouro na prova dos 50 metros nado borboleta no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos Master, realizado em Gwangju, na Coreia do Sul

Quem planta colhe. E o atleta Filipe Faraon colheu um resultado dourado com incentivo da Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejel). O jornalista paraense de 35 anos foi medalha de ouro na prova dos 50 metros nado borboleta no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos Master, realizado em Gwangju, na Coreia do Sul, leste asiático.

O torneio em Gwangju iniciou na segunda-feira, 12, e terminou no domingo, 18. O evento esportivo é realizado na mesma estrutura em que foi disputado o Campeonato Mundial de Natação Profissional, há um mês, sob a organização da Federação Internacional de Natação (FINA).

Além de medalha de ouro no estilo borboleta, Faraon conquistou ainda outros quatro pódios: ouro no revezamento 4×50 livre, prata no revezamento 4×50 medley e duas de bronze no estilo livre e nado costas. O resultado teve o incentivo da Prefeitura de Belém, através de investimento do edital de fomento ao esporte da Sejel.

“Avaliamos projetos diversos de associações, federações, entidades sem fins lucrativos no sentido de estimular o esporte em nossa cidade. Dentre esses projetos, existem os sociais e esportivos. Os esportivos que possibilitem a viagem dos atletas de Belém”, explicou Wilson Neto, titular da Sejel. Em setembro deste ano, haverá nova publicação de edital relacionado ao incentivo, viabilizado por meio da Lei federal 13.019.

“Não é surpresa, pois Belém é um celeiro de grandes atletas em diversas modalidades. Receber a notícia do desempenho do Filipe nos deixa felizes, mas não nos surpreende, pois sabemos da competência da qualidade do atleta. Sabemos que a Prefeitura de Belém está no caminho certo de resultados sociais”, comemorou o secretário.

Em 2018, de acordo com a Sejel, 48 projetos esportivos e sociais foram apoiados pela Prefeitura de Belém.

Experiente em muitas competições nacionais e internacionais como a de Budapeste, na Hungria, em 2017; no Panamericano Master, realizado em Orlando no Estados Unidos, em 2018, e o troféu norte-nordeste Milton Medeiros, realizado no mês passado, em Belém, Faraon competiu com os atletas com idades entre 35 e 39 anos. Nos EUA, Faraon conquistou a medalha de ouro no revezamento.

“É a primeira vez que recebo esse incentivo, fundamental e importante. É uma ajuda para competir. Se não fosse isso, eu não conseguiria ter ido. Quem quiser, precisa estar filiado a uma associação esportiva muito séria, que cumpra todos os requisitos e que seja rigorosa com a prestação de contas, já que dinheiro público não é brincadeira”, disse o nadador, que é vinculado à Associação Paraense Master de Natação (APAMN).

Por Sérgio Chêne, via Agência Belém

RELACIONADOS

Mais visualizados