terça-feira, fevereiro 7, 2023
spot_img
InícioDestaqueCom Belém alagada, passageiros chegam ao aeroporto de carroça

Com Belém alagada, passageiros chegam ao aeroporto de carroça

A cena se repete desde ontem, 9, quando foram flagrados os primeiros passageiros utilizando uma espécie de carroça para conseguirem atravessar um trecho da avenida Júlio César, que dá acesso ao aeroporto internacional de Belém.

O vídeo causou muitos comentários nas redes sociais, onde memes e críticas recaem em cima do prefeito Zenaldo Coutinho e de quem joga lixo nas ruas e canais da cidade, ajudando a entupir bueiros e canais da cidade.

MEDIDAS EMERGÊNCIAS

Diante da gravidade da situação em que a cidade se encontra, na tarde desta segunda-feira, 09, uma reunião convocada em caráter de emergência, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho fez o anúncio da assinatura do decreto de situação de emergência em algumas áreas da capital paraense.

Com diversas secretarias no gabinete municipal, Zenaldo anunciou que o decreto seria publicado nesta terça-feira, 10. Além da situação de emergência, o prefeito anunciou ainda a criação de um comitê de crise que vai prestar atendimento às áreas mais afetadas pelos alagamentos.

Foto: Alessandra Serrão

O comitê ficará responsável em prestar assistência aos moradores que estão em situação de vulnerabilidade social por conta das fortes chuvas. A sala de situação do comitê funcionará na sede da Guarda Municipal (GMB), na avenida Pedro Álvares Cabral, e as doações de alimentos, roupas e objetos poderão ser entregues na sede da Defesa Civil Municipal, na Aldeia Amazônica, bairro da Pedreira.

As ações emergenciais foram motivadas por conta das fortes chuvas que atingiram Belém nos últimos dias. A capital paraense sofre os transtornos das chuvas desde a madrugada do último sábado, 07. De acordo com dados da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o volume de chuva esperado para este mês de março é de 450mm. Mas, somente com as chuvas de sábado e desta segunda-feira, 09, o volume esperado para 20 dias de chuvas já foi superado.

“Esse comitê de crise vai acolher as pessoas, pois este é o momento de prestarmos solidariedade às famílias, por meio de ações preventivas e corretivas”, ressaltou o prefeito Zenaldo Coutinho.

“Intensificamos as ações ampliando a presença de homens e máquinas nessas áreas e também a necessidade da campanha de doações para as famílias atingidas. É importante destacar que não estamos decretando situação de emergência para toda a cidade, mas para as áreas em estado de calamidade”, detalhou.

A Prefeitura de Belém disponibilizou, também, os seguintes canais telefônicos para que a população tenha acesso a informação e assistência. Os canais são exclusivos para as famílias atingidas pelas chuvas na capital: (91) 98439.0646 – Defesa Civil; (91) 98733.2914 – Funpapa e 08000 950016 – Promaben (para moradores da área da Bacia da Estrada Nova).

Promorar – Equipes da Secretaria de Saneamento (Sesan) seguem executando serviços emergenciais no conjunto Promorar com o objetivo de eliminar o problema de alagamento no local. Para fazer o escoamento da água que ficou retida nos conjuntos Promorar, a Sesan está fazendo uma obra emergencial na Arthur Bernardes, abrindo uma via de drenagem para extravasar o canal que existe na área e, consequentemente, a água retida nas vias.

O  fechamento está sendo acompanhado por agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), que estão fazendo os desvios de trânsito necessários no local.

Com informações complementares de Noely Lima, da Agência Belém de Notícias.

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais visualizados